JAIR RODRIGUES – “DISPARADA”

Sete anos mais novo que Geraldo Vandré (Geraldo Pedrosa de Araújo Dias), o exímio violonista Théo de Barros (Theofilo Augusto de Barros Neto, foto acima) ficou conhecido em 1966 por sua parceria com o paraibano na música “Disparada”, uma das vencedoras do II Festival de MPB da TV Record, daquele ano.

A outra vencedora foi “A Banda”, de Chico Buarque, interpretada por Nara Leão. Empate que ocorreu porque a música de Vandré e Théo de Barros era a preferida do público (há controvérsias), enquanto a de Chico foi a eleita pelos jurados. Então, por conta do mérito das composições, e para que nenhum deles fosse injustamente vaiado, decidiu-se pela divisão do prêmio.

Mas Chico e Vandré (juntos, na foto ao lado) nem sempre disputaram os primeiros lugares como adversários. No ano anterior, Vandré (uma abreviação do nome de seu pai, o otorrino José Vandregíselo) participou do Festival de Música Popular Brasileira defendendo a canção “Sonho de Um Carnaval” do jovem Chico Buarque.

O dado curioso é que “Disparada” foi escrita por Vandré durante uma viagem que ele fez a Catanduva. Outra curiosidade é que Vandré, a princípio, não gostou da escolha de Jair Rodrigues para defender “Disparada”. Como Jair era conhecido por ser brincalhão e extrovertido, o compositor temia que ele não cantasse com uma postura séria que a música exigia.

“O Jair vai cantar esse negócio rindo…”, temia Vandré, mas, no fim das contas a interpretação de Jair foi forte e emocionante. Tanto que ele foi escolhido pelos jurados como o melhor intérprete do Festival.

Entrevistado na época, Jair explicou porque cantou a música de Vandré com tanta emoção: “Meu pai morreu no lombo de um burro. Ele era boiadeiro, o velho Severiano Rodrigues de Oliveira. Acho que ‘Disparada’ tem muita coisa a ver com ele”.

Geraldo Vandré, vocês sabem, é uma das figuras mais misteriosas da MPB. As últimas notícias dão conta de que ele vive isolado em um apartamento em São Paulo, sobrevivendo de uma aposentadoria. Já Théo de Barros faleceu na quarta-feira, 15, cinco dias depois de completar 80 anos.

No vídeo, Jair Rodrigues canta “Disparada”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *