Tão incrível quanto a voz negróide, rasgada, de Joe Cocker eram seus espasmos durante os shows. Parecia que ele iria a qualquer momento cair no chão, vítima de um excesso de feeling.
Cocker era um inglês apaixonado pela soul music americana, especialmente Ray Charles, a quem idolatrava. Surgiu na segunda metade dos anos 60. Cantava hits da Motown em pubs. Em 1968, ele e sua Grease Band gravaram “With a Little Help From My Friends”, dos Beatles. Entre os músicos convidados na sessão, estavam Jimmy Page e Steve Winwood.
A versão estourou na Inglaterra e nos EUA, pavimentando seu caminho até Woodstock um ano depois. Sua releitura tornou-se um clássico e Cocker virou uma estrela. Ele era o sujeito que tinha melhorado uma canção dos Beatles, reduzindo o original a uma tentativa bem intencionada. Os Fabs, impressionados, lhe mandaram um telegrama.
Firmou-se como um intérprete extraordinário, abrindo espaço para outros nomes dos chamado “soul de olhos azuis”, como Leon Russell e Delaney and Bonnie. O que ele fez com “With a Little Help” repetiria com “Feelin’ Alright”, do Traffic, injetando adrenalina e dando uma outra cara à música.
Nos anos 70, teve tudo para virar um superstar, mas mergulhou nas drogas e na bebida a ponto de quase perder tudo. Uma grande turnê, com 34 músicos, foi prejudicada por sua dificuldade em lembrar das letras estando alcoolizada. Foi preso na Austrália com maconha. Também passou a usar heroína. “Não havia rehab naqueles dias. Estava tudo disponível e eu caí de cabeça”, disse.
No auge do vício teve um dos maiores hits de sua carreira: “You Are So Beautiful”, de Billy Preston, que se tornaria famosa no Brasil como trilha de um comercial. Depois ainda cantaria o tema do filme “9 e Meia Semanas de Amor”, o hino do strip tease “You Can Leave Your Hat On”.
Conseguiu se limpar nos últimos 20 anos, depois de conhecer a mulher americana, Pam. Quando não estava tocando, descansava os ossos num rancho no Colorado, onde tinha uma lanchonete chamada “Mad Dog Café’, homenagem a um de seus sucessos (“Mad Dogs and Englishmen”).
Joe Cocker morreu ontem, de câncer no pulmão aos 70 anos. Os anos de abuso cobraram a conta. Deixa 40 discos e uma marca na história do rock que não será apagada nem por sua miríade de seguidores.
Abaixo, uma das interpretações de Joe Cocker para um de seus maiores sucessos, “You Are So Beautiful”. Quem quiser saber mais sobre Cocker, é só clicar no comentário de Pablo Miyazawa para o UOL.
Melhorar uma música dos Beatles não é pra amadores.A Elis conseguiu essa façanha com “Golden Slumbers”.
Musica da abertura do seriado anos incríveis. Realmente melhorou absurdamente a música dos beatles.
Na minha opinião foi e continuara sendo um dos melhores vocalista da musica.(fera).
Grande voz, inesquecível! RIP Cocker!
Joe Cocker não morreu. Nós, sim, morremos um pouquinho. Unchain our hearts, Joe.