KLEITON & KLEDIR E MPB4 – “VIRA VIROU”

Os irmãos Kleiton Alves Ramil e Kledir Alves Ramil, gaúchos de Pelotas, começaram a carreira em um grupo de rock – o Almôndegas – ainda nos anos 70. Ao final daquela década, deixaram o grupo e partiram para a carreira em dupla.

Em 1980, já atuando como dupla, eles lançaram o primeiro álbum, cujo maior destaque foi a música “Vira Virou”, uma composição de Kleiton, que é, até hoje, um dos grandes sucessos da carreira dos dois irmãos.

Kleiton conta que a música foi composta em 1979, em Porto Alegre. Naquele ano, ele combinou uma viagem para a Europa com sua namorada, mas o namoro acabou antes e Kleiton resolveu, então, viajar sozinho. Foram pouco mais de 2 meses viajando com um violão a tiracolo e, ao passar por Portugal, o último país antes do retorno, ele conheceu uma cantora portuguesa.

“Quando voltei ao Brasil, ela me pediu uma música e então ‘Vira Virou’ foi composta para essa cantora que era muito novinha. Eu escrevi falando de Lisboa porque era uma cantora portuguesa mas a música, na sua essência, representa não só a história de Lisboa, mas a minha paixão pela Europa”.

Na época, o Brasil ainda estava sob o regime militar e Kleiton vivia uma fase de muito pessimismo, contra a qual ele lutava internamente. “Quando eu criei a letra de ‘Vira Virou” me impus o compromisso de não escrever a palavra ‘não’, nem escrever palavras negativas como ‘nunca’, ‘jamais’ e outras. Por isso eu tenho o maior carinho por essa canção”.

Kleiton diz, também, que se orgulha do fato de a canção – que fala da Revolução dos Cravos ocorrida em Portugal, em 1974 – ter se tornado um símbolo de mudança e de resistência. “No comício realizado em 1984, em frente a igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, nós cantamos ‘Vira Virou’ e fomos acompanhados pela multidão, que pedia a volta da democracia”.

No vídeo, Kleiton e Kledir cantam “Vira Virou”, acompanhados pelo MPB4, em gravação de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *