LÔ BORGES – “O TREM AZUL”

Se o prezado leitor e a estimada leitora já viram as duas partes da reportagem produzida pelo jornalista jalesense Daniel Nogueira Pereira e exibida no Jornal da Band (a terceira e última parte irá ao ar neste sábado), sobre os 50 anos do Clube da Esquina, já sabe que o nome do grupo de amigos mineiros (e do disco) é uma homenagem ao ponto de encontro deles, uma esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Eu digo mineiros porque a maioria deles nasceu em Minas Gerais, mas há exceções. Milton Nascimento, por exemplo, nasceu no Rio de Janeiro, mas se criou em Três Pontas, cidade mineira que, atualmente, possui cerca de 57.000 habitantes.

Outra exceção é o jornalista, produtor musical e compositor Ronaldo Bastos, um dos idealizadores do Clube da Esquina, que nasceu em Niterói (RJ) e conheceu o pessoal de Minas Gerais através de Milton Nascimento, com quem compôs Três Pontas”, “Fé Cega, Faca Amolada” e outras ainda no período pré-Clube da Esquina.

Enquanto Milton e Lô Borges se incumbiam de compor as melodias, Ronaldo Bastos, Fernando Brant e Márcio Borges cuidavam de escrever as letras. O Trem Azul” foi uma das parcerias do Ronaldo Bastos (com Lô Borges) para o disco Clube da Esquina, lançado em março de 1972, com 21 músicas. 

Na letra de “O Trem Azul”, Ronaldo Bastos compara a vida e a viagem como passageiro de um trem, sempre em direção à próxima e nova estação, com suas promessas de momentos mais felizes e a esperança nos bons encontros que a próxima estação trará. Essa canção foi gravada também pela Elis Regina.

Bastos destacou-se ainda como versionista, pela autoria de “Nada Mais” (versão de “Lately”, de Steve Wonder, gravada por Gal Costa) e “Quando te Vi” (versão de “Till There Was You”, de Lennon e McCartney, registrada por Beto Guedes).

Ele é autor, ainda, dos versos de “Chuva de Prata”, “Amor de Índio”, “Um Certo Alguém”, “Seguindo no Trem Azul”, “Sorte” e “Todo Azul do Mar”, entre outras canções. 

No vídeo, Lô Borges canta “O Trem Azul”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *