LUCY ALVES E SINFÔNICA PETROBRAS – “FEIRA DE MANGAIO”

Eu já escrevi aqui neste modesto blog sobre a cantora, atriz e multi-instrumentista paraibana Lucyane Pereira Alves, ou simplesmente Lucy Alves.

Filha de família musical, ela formou com duas irmãs – Larissa e Lyzete -, o pai José Hilton e a mãe Maria José, o grupo Clã Brasil. Já nessa época, quando ela tinha 16 anos, a música “Feira de Mangaio” era uma das mais presentes no repertório do grupo.

“Feira de Mangaio” é um baião/forró composto pelo sergipano Severino Dias de Oliveira, conhecido como Sivuca, e por sua esposa, Glorinha Gadelha (foto). Sivuca foi o primeiro a gravá-la.

Em 1979, regravada por Clara Nunes no LP “Esperança”, essa música alcançou enorme sucesso. Trata-se de um clássico da música nordestina, que apresenta os produtos que são comercializados pelos mangaieiros nas feiras livres.

Segundo texto do Museu da Canção, “Feira de Mangaio” foi composta em New York, quando o casal Sivuca e Glorinha morava nos Estados Unidos. E mais: a letra da canção, de autoria de Glorinha, foi finalizada num McDonald’s da Sétima Avenida.

Foi a própria compositora quem contou, em entrevista: “Essa música começou a sair de dentro da minha alma no meio de uma aula de inglês. Aí, dentro do metrô, ela continuou na minha cabeça. E quando cheguei no McDonald’s, terminei a letra”.

Embora tenha gravado alguns discos, Glorinha – paraibana, como Lucy Alves – nunca se considerou uma cantora, preferindo ser reconhecida como compositora.

No vídeo, Lucy Alves, acompanhada pela Orquestra Sinfônica Petrobrás, interpreta “Feira de Mangaio”:

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *