LUIZA POSSI – “CIELITO LINDO”

Eu não sou de ver novelas, mas procuro sempre me informar sobre as trilhas sonoras das nossas telelágrimas, pois elas, na maioria das vezes, trazem novidades interessantes.

A trilha da novela “Salve-se quem puder” – folhetim que a Globo exibiu até março e interrompeu provisoriamente, por conta do coronavírus – traz como novidades duas músicas que não são nada novas.

A primeira é o samba “Beija-me”, que já tem 77 anos, e a segunda é “Cielito Lindo”, uma canção rancheira de 132 anos. A novidade – ou, digamos assim, o frescor – não está, evidentemente, nas canções, que já são bem velhinhas, mas nas interpretações das cantoras Ludmilla e Luiza Possi.

Coube a Ludmilla interpretar “Beija-me”, música dos compositores Roberto Martins e Mário Rossi, gravada originalmente por Cyro Monteiro em 1943, mas que muita gente, por desconhecimento, atribui a Zeca Pagodinho. A ligação de “Beija-me” ao nome de Zeca deve-se exatamente a outra novela – “O Profeta”, de 2006 – de cuja trilha sonora o samba cantado por ele foi um dos destaques.

Luiza Possi, de seu lado, interpreta com muita competência a mexicana “Cielito Lindo”, que, aqui no Brasil, virou marchinha de carnaval (“Está Chegando a Hora”). Composta em 1882 por Quirino Mendoza, essa canção se tornou praticamente um hino no México.

A música é tão importante para os mexicanos que, quando um restaurante lançou uma campanha publicitária que jogava com as palavras no verso “Ay, ay, ay, ay, canta y no llores”, transformando-a numa referência a um sorvete, isso acabou visto como um insulto à história e cultura mexicanas.

A campanha publicitária acabou sendo tirada do ar, mas a bem da verdade, aquela não foi a primeira vez que “Cielito Lindo” ganhou uma versão pouco patriótica. Na eleição presidencial chilena de 1920, por exemplo, os apoiadores do candidato Arturo Alessandri Palma adaptaram a letra da música e a utilizaram para fins políticos.

Quando se trata de uma canção que mexe com o patriotismo e unidade do México, nenhuma supera “Cielito Lindo”. Não por acaso, essa música acompanha a seleção mexicana sempre que ela está em campo, em qualquer parte do mundo.

No vídeo, Luiza cantando “Cielito Lindo”, que parece ser uma canção de amor, mas faz referências à história e às fundações da cultura mexicana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *