MARIA BETHÂNIA E OMARA PORTUONDO – “SÓ VENDO QUE BELEZA”

Eu me lembro de ter lido, na Folha de S.Paulo, provavelmente em 1984, uma crônica do Carlos Heitor Cony falando sobre o compositor Henricão, que morreu em junho daquele ano. Nascido em janeiro de 1908, em Itapira(SP), Henrique Felipe da Costa era um negro de quase dois metros de altura, daí o justificado apelido Henricão.

Ator e compositor, ele era um gigante também quando o assunto era compor músicas. Embora tenha ficado meio esquecido depois de sua morte, ele foi autor de diversas canções, algumas delas inesquecíveis, entre elas o clássico “Está Chegando a Hora”, um dos maiores sucessos da história do carnaval.

Por sinal, Henricão era um entusiasta do carnaval e, segundo os mais antigos, foi o primeiro Rei Momo negro. Ele desfilava na escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais do carnaval paulista.

A marchinha “Está Chegando a Hora” é, em verdade, uma adaptação de “Cielito Lindo”, uma canção rancheira mexicana composta há mais de 130 anos por Quirino Mendoza, provavelmente um antepassado da Tereza Mendoza, a “Rainha do Tráfico” que inspirou uma série da Netflix.

Eu já mostrei aqui no blog uma versão recente de “Cielito Lindo”, com a Luiza Possi. A versão original de “Está Chegando a Hora” foi gravada por volta de 1941, pela Carmem Costa, a cantora predileta do Henricão.

Mas a obra de Henricão não se limita à adaptação de “Cielito Lindo”, que o mal humorado Ary Barroso classificou de plágio. Ele é o autor, também, da deliciosa “Só Vendo Que Beleza”, em parceria com Rubens Campos, gravada em 1942, adivinhem por quem? Ela mesma: Carmem Costa.

Essa canção foi regravada por Elis Regina em 1980, quando recebeu o subtítulo de “Marambaia”, sugerido pela Pimentinha. A sambista Teresa Cristina foi outra que regravou “Só Vendo Que Beleza”, junto com o Grupo Semente.

No vídeo, duas deusas da música – a baiana Maria Bethânia e a cubana Omara Portuondo – interpretam, ao vivo, “Só Vendo Que Beleza”, gravada por elas em disco de estúdio de 2008. Confiram o vídeo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *