MARIA BETHÂNIA – “EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ”

Iniciada em 1956, a parceria entre Tom Jobim e Vinícius de Moraes produziu pérolas da Música Popular Brasileira, como é o caso de “Garota de Ipanema” que, além de uma das mais regravadas no mundo, foi também, durante muito tempo, a segunda mais tocada do planeta, perdendo apenas para “Yesterday”, dos Beatles.

Entre essas pérolas podemos incluir a eterna “Eu Não Existo Sem Você”, cuja eternidade pode ser comprovada não apenas pelo tempo – como canta Gal Costa na lindíssima “Eternamente”, de Sérgio Natureza e Tunai – mas também pela quantidade de regravações que, nesse caso, já passa de uma centena.

Lançada em 1958, no histórico disco “Canção do Amor Demais”, de Elizeth Cardoso – considerado o marco zero da Bossa Nova – com Tom Jobim no piano, João Gilberto ao violão e a Divina cantando, “Eu Não Existo Sem Você”, foi regravada já naquele mesmo ano pela Maysa Matarazzo (ou Maysa Monjardim, já que ela não gostava de ser chamada de Matarazzo, o sobrenome do ex-marido milionário, André).

De lá para cá, como já se disse, foram mais de 100 regravações, de Agostinho dos Santos a Chitãozinho e Xororó, passando por Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Nana Caymmi, Oswaldo Montenegro, Toquinho e até o Fábio Júnior. Aqui mesmo, neste modesto blog, eu já postei uma bonita versão dessa música, com a Monique Kessous e o neto do Tom, Daniel Jobim.

A versão de hoje é com a Maria Bethânia. A nossa Abelha Rainha gravou “Eu Não Existo Sem Você” para o disco “Que Falta Você Me Faz”, de 2005, só com músicas de Vinícius de Moraes. O vídeo abaixo, no entanto, é de um ensaio da Bethânia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *