MARIENE DE CASTRO – “SEM COMPANHIA”

“Só gosto de ouvir músicas de Clara na voz da própria Clara Nunes, mas a interpretação dessa cantora, que eu nem conhecia, babei hein!!”. Esse é um dos comentários que acompanham o vídeo em que a baiana Mariene de Castro canta “Sem Companhia”, belíssima e não muito conhecida música lançada em 1980 por Clara Nunes.

Da lavra de Ivor Lancelotti e do grande compositor Paulo César Pinheiro – o último marido de Clara – “Sem Companhia” foi regravada também por Alcione e Fafá de Belém, em discos que homenageiam a mineira guerreira.

Clara Nunes e Paulo César Pinheiro (ao lado) se conheceram em 1974, na quadra da Portela, casaram-se na igreja e no cartório (ela com 32 e ele com 25), e só foram separados pela morte dela, em 1983, aos 40 anos. Se não tivesse sido levada por um choque anafilático, Clara Francisca Gonçalves Pinheiro – sim, o nome dela não tinha o Nunes, que Clara adotou em homenagem à mãe – teria completado 78 anos na quarta-feira, 12.

Já a Mariene de Castro, nascida em 1978, em Salvador, tinha pouco menos de cinco anos, quando Clara Nunes morreu. Aos 12, ela tentou estudar violão e canto, mas, como os pais só tinham condições da pagar um curso, ela optou pelo canto.

Mariene começou sua carreira de cantora como backing vocal do grupo Timbalada. Em dezembro de 1996, aos 18 anos, fez seu primeiro show solo e impressionou dois produtores franceses que estavam atrás de uma artista emergente. Os franceses levaram Mariene para a França, onde ela cantou em mais de 20 cidades e foi aclamada pela crítica francesa que a comparou – pasmem! – a Edith Piaf.

Na quarta-feira, Mariene fez uma live em homenagem a Clara. O vídeo, porém, é mais antigo. E é muito bonito:

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *