MARTINHO DA VILA E MART’NÁLIA – “FEITIÇO DA VILA”

Martinho da Vila e Mart’nália lançaram na quinta-feira, 13, um single com a música “Feitiço da Vila”, de Noel Rosa e Vadico, gravada especialmente para a trilha sonora da nova novela global das 21 horas, “Travessia”.

É a primeira vez que pai e filha cantam essa música juntos, mas não é a primeira vez que eles gravam – separadamente – “Feitiço da Vila”. Martinho, um morador ilustre da Vila Isabel, já a gravou para a trilha sonora de outra novela, a telelágrimas “América”, de 2005, que tinha a Deborah Secco como protagonista, no papel de uma imigrante que entrou nos Estados Unidos ilegalmente.

Já a gravação de Mart’nália é “ao vivo”, originada de um show da cantora, realizado em 2014. 

“Feitiço da Vila” foi composta em 1934 e lançada em dezembro daquele ano por um cantor chamado João Petra de Barros. A canção é uma declaração de amor ao bairro – Vila Isabel – onde Noel Rosa nasceu, viveu e morreu, mas é também uma provocação ao compositor Wilson Batista, com quem Noel se meteu em uma polêmica musical.

Tudo começou quando Wilson Batista compôs uma música chamada “Lenço no Pescoço”, uma crítica à boêmia carioca. Noel, um boêmio inveterado, não gostou e, em resposta, fez “Rapaz Folgado”. Na sequência, ainda a fim de atazanar Noel, Wilson compôs “Mocinho da Vila”. Foi aí que Noel respondeu com “Feitiço da Vila”.

Wilson Batista não se deu por achado e compôs “Conversa Fiada”, onde diz que “é conversa fiada dizerem que o samba na Vila tem feitiço; eu fui ver para crer e não vi nada disso…”. Noel respondeu com “Palpite Infeliz”, perguntando “quem é você que não sabe o que diz? Meu Deus do céu, que palpite infeliz…”.

Wilson Batista resolveu apelar e compôs “Frankstein da Vila”, numa alusão a um pequeno defeito físico que Noel tinha no queixo. “Boa impressão nunca se tem, quando se encontra um certo alguém que até parece um Frankenstein”, dizia o início da letra, que, mais à frente afirmava que, referindo-se a Noel, “entre os feios és o primeiro da fila; todos reconhecem lá na Vila…”.

Noel talvez tenha achado que a coisa estava ficando muito séria e resolveu não responder. Wilson Batista fez, então, outra provocação com “Terra de Cego”. Noel não gostou da letra, mas gostou da melodia e propôs a Wilson uma parceria em que ele faria uma nova letra para a música.

Assim nasceu “Deixa de Ser Convencida”, inspirada na bailarina Ceci, que tivera um breve namoro com Wilson e foi o grande amor da vida de Noel. Foi também para Ceci que ele, já em seu leito de morte, compôs “Último Desejo”.

Vamos, então, ao vídeo em que Martinho e Mart’nália cantam “Feitiço da Vila”:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *