MILTON NASCIMENTO – “CORAÇÃO DE ESTUDANTE”

“Coração de Estudante” teve sua melodia composta em 1983 pelo mineiro Wagner Tiso para a trilha sonora do filme “Jango”, um documentário sobre o ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964.

Originalmente, ela foi batizada de “Tema de Jango” e, no filme, servia de fundo musical para os momentos mais dramáticos experimentados por João Goulart, como o comício da Central, o exílio e a morte.

Somente depois que o filme chegou às telas, é que Milton Nascimento, tendo gostado da melodia, decidiu colocar uma letra na composição do amigo Tiso. A letra de Milton foi inspirada em suas lembranças do enterro do estudante Edson Luís, morto pela polícia em 1968.

Lançada em 1984, em disco “ao vivo” gravado durante show de Milton no Palácio das Convenções de São Paulo, a música estourou nas rádios e logo se transformou num dos hinos da campanha Diretas Já, movimento que tinha o governador mineiro Tancredo Neves entre seus líderes.

A volta das eleições diretas não foi aprovada naquele ano, mas, logo no início de 1985, Tancredo foi eleito presidente do Brasil, em eleição indireta na qual disputou a presidência com Paulo Maluf.

Quis o destino, porém, que Tancredo ficasse gravemente doente em 14 de março, na véspera de sua posse, e – 46 dias e 07 cirurgias depois – acabasse morrendo a 21 de abril de 1985.

Em meio à comoção nacional, “Coração de Estudante” – uma das preferidas do falecido – foi então escolhida como fundo sonoro reportagens televisivas sobre a morte, velório, cortejo e sepultamento de Tancredo, em versão instrumental.

No vídeo abaixo, Milton Nascimento canta “Coração de Estudante”, acompanhado ao piano por Wagner Tiso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *