MILTON NASCIMENTO – “NOS BAILES DA VIDA”

Neste ano de 2022, pelo menos cinco estrelas da música estão completando 80 anos de idade: Paul McCartney (18 de junho), Gilberto Gil (26 de junho), Caetano Veloso (07 de agosto), Milton Nascimento (26 de outubro) e Paulinho da Viola (12 de novembro).

Deles todos eles, pelo menos um – Milton Nascimento – já anunciou que fará nos próximos meses a sua turnê de despedida, chamada “A última sessão de música”, com 17 shows até o dia 13 de novembro, duas semanas depois dele se tornar um octogenário. O anúncio foi feito através das redes sociais do Bituca.

Segundo a revista Veja, a turnê ainda nem começou mas já é sucesso. Os ingressos para os dois shows programados para o Rio de Janeiro, os dois previstos para São Paulo, e a apresentação marcada para o estádio Mineirão, em Belo Horizonte, começaram a ser vendidos na quarta-feira, 19, e esgotaram em cerca de seis horas. 

Com pouco mais de 20 anos, Milton já tocava na noite de Belo Horizonte e nos bailes da vida, mas foi aos 25 anos que se tornou nacionalmente conhecido, após classificar sua música “Travessia” no segundo lugar do II Festival Internacional da Canção Popular, da TV Globo, em 1967, quando faturou, também, o prêmio de melhor intérprete.

O dado curioso é que Milton, que não pensava em ser compositor, fez uma melodia e decidiu entregá-la ao amigo Fernando Brant, para que ele colocasse a letra. Brant, que nunca tinha feito letra para uma música, recusou, em princípio, a tarefa, mas Milton insistiu e até sugeriu o nome da música – “Vendedor de Sonhos” – cujo tema seria a história de um caixeiro viajante que vendia sonhos.

Brant, no entanto, descartou a sugestão de Milton e escreveu uma letra inspirada em um rompimento amoroso. E deu a ela o nome de “Travessia”, uma palavra que ele tinha visto no livro “Grandes Sertões: Veredas”, de Guimarães Rosa. 

Mas o vídeo que estou postando hoje é de uma música composta em 1981, ou 14 anos depois de “Travessia”. Trata-se de “Nos Bailes da Vida”, outra parceria de Milton e Fernando Brant, inspirada nos tempos em que Milton era crooner e contrabaixista de bandas que tocavam em bailes.

“Nos Bailes da Vida” foi entregue a Ney Matogrosso, que não a gravou. Joanna, que estava preparando um novo álbum, se interessou pela música e foi a primeira a gravá-la. Em seguida, ela foi gravada pelo grupo 14 Bis e só depois dessas duas versões é que Milton Nascimento, acompanhado pelo Roupa Nova, deu a “Nos Bailes da Vida” a sua versão emocionada e definitiva, que viria a se tornar uma espécie de hino dos músicos.

Eis o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *