MOACYR LUZ E SAMBA DO TRABALHADOR – “SONHO ESTRANHO”

Sonhei que desperteiE me dei conta que acordei noutro paísOnde as pessoas tinham balas de fuzisE o povo andava sem razão pra ser felizEra um país fora da lei, sem diretrizEmbarcação sem direção, tentando em vãoColher a paz plantando a guerra

Agora eu já não seiSe foi quimera ou foi real o que sonheiSe ainda estou noutro lugar ou se volteiÀ velha pátria mãe gentil onde eu nasciOu se ela, enfim, se transformou no que tá aíAndo com medo de acordar nesse BrasilDo sonho estranho que eu vivi

Esses versos do samba “Sonho Estranho”, escritos pelo compositor Chico Alves e musicados pelo violonista Moacyr Luz, retratam a nossa realidade atual com tamanha perfeição que parecem ter sido feitos no mês passado. Só que não.

Eles foram escritos no início de 2019, quando esse desastroso desgoverno Bolsonaro ainda estava só começando a plantar a discórdia entre os brasileiros, espalhando o ódio e a mentira. Das duas uma: ou o Chico Alves conhecia muito bem o Bolsonaro e sabia o que estava por vir, ou ele apenas exercitou seus dons premonitórios.

Seu parceiro Moacyr Luz – embora não muito conhecido nesta terra dominada pelo sertanejo – é um dos nossos grandes compositores. Ele tem músicas com grandes letristas como Martinho da Vila, Nei Lopes, Wilson Moreira, Hermínio Bello de Carvalho e Paulo César Pinheiro, entre outros.

Seu parceiro mais constante talvez tenha sido o Aldir Blanc, uma das quase 700 mil vítimas da covid. Com ele, Moacyr compôs uma música que o prezado leitor ou a estimada leitora com certeza conhece: “Coração do Agreste”, interpretada pela Fafá de Belém, tema da escultural Tieta (Betty Faria) na novela “Tieta do Agreste”, baseada na obra do Jorge Amado.   

Sem falar na Fafá, suas canções já foram interpretadas por outros grandes artistas, como Elba Ramalho, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Beth Carvalho, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Emílio Santiago, Teresa Cristina, Roberta Sá, Ivan Lins, etc. Moacyr é também escritor e, como bom carioca, escreveu um livro com título sugestivo: “Manual de Sobrevivência nos Butequins Mais Vagabundos”.

No vídeo, Moacyr e Chico Alves cantam “Sonho Estranho” com o grupo Samba do Trabalhador. Formado em 2005, o Samba do Trabalhador ganhou já em seu primeiro ano, o prêmio de “Melhor Grupo de Samba” na 27ª edição do Prêmio da Música Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *