MPB-4 E DUO GISBRANCO – “MARIA MARIA”

Na quarta-feira, 09, reproduzi aqui neste modesto blog uma notícia do portal da revista Fórum sobre o fato de a banda do Exército ter escolhido a música “Maria Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, para tocar durante a cerimônia do dia anterior, em que Bolsonaro homenageou as mulheres pelo Dia Internacional delas.

A escolha da música virou notícia porque Milton Nascimento, um de seus autores, não é exatamente um admirador do Bozo. Muito pelo contrário, Milton já pediu “Fora Bolsonaro” em diversas ocasiões. Em entrevista ao “Estadão”, em junho de 2020, ele disse que o Brasil voltou à Idade Média com Bolsonaro.

Mas, Bolsonaro à parte, a escolha de “Maria Maria” pela banda do Exército para um evento em homenagem às mulheres foi correta. Afinal, Maria Maria” é o símbolo da força, da raça e da gana da mulher brasileira. E o que é melhor: a letra da música foi inspirada em uma personagem real.

Milton não a conheceu, mas Fernando Brant, o autor da letra, dizia que Maria era uma conhecida dele, uma mulher pobre, mas batalhadora, que morava à beira da linha férrea e cuidava dos três filhos. “Ela, não sei como, trabalhava, cuidava dos filhos e os fazia estudar”, dizia Brant.

A melodia de “Maria Maria” foi composta por Milton Nascimento em 1976 para um espetáculo do Grupo Corpo (foto acima), que percorreu o Brasil e se apresentou em vários países. Em princípio, a música não tinha letra. Era só o Milton cantando lará lará, lerê lerê. Somente em 1978, a pedido de Milton, Brant escreveu a letra de “Maria Maria”.

Diz a lenda que ele escreveu a letra durante o intervalo de um jogo da seleção brasileira na Copa de 1978. Naquele mesmo ano, Milton gravou a canção no álbum Clube de Esquina. Mas foi em 1980, que a música ganhou sua versão definitiva ao ser gravada por Elis Regina, no disco “Saudades do Brasil”.

O MPB-4 gravou “Maria Maria” em 1993, ainda com sua formação original – Magro, Ruy Faria, Aquiles e Miltinho – no CD “Encontro Marcado”, só com músicas do Milton. Mais recentemente, durante a pandemia, o grupo – com Dalmo Medeiros e Paulo Paulera nos lugares dos falecidos Ruy e Magro – gravou o vídeo abaixo, com a luxuosa participação do Duo GisBranco.

GisBranco faz referência aos nomes das duas talentosas pianistas (e cantoras) do duo. Bianca Gismonti, filha do Egberto Gismonti, e Cláudia Castelo Branco são os nomes das moças, que se conheceram na faculdade e tocam juntas há dez anos. Eis o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *