NANDO REIS E SEBASTIÃO REIS – “RESPOSTA”

“Resposta” é o nome de uma das mais famosas músicas da cantora e compositora Maysa Matarazzo, aliás, Maysa Monjardim. Ela não gostava de ser chamada pelo sobrenome do ex-marido, o ricaço André Matarazzo, e preferia o sobrenome de solteira.

Outro que também gosta de usar esse sobrenome e não o do pai, é o diretor de cinema e de novelas da Globo, Jayme Monjardim, filho de Maysa e de André Matarazzo, um casamento que não durou muito.

“Resposta” é também o nome de uma música composta pelo mineiro Samuel Rosa, do Skank, e do paulista Nando Reis, ex-Titãs. Samuel é o autor da melodia, que ele mandou para Nando colocar a letra.

No caso de Maysa, “Resposta” é uma resposta àqueles que criticavam seu modo de vida um tanto quanto conturbado, marcado por muitos amores, brigas, álcool, cigarros, depressão, calmantes e até tentativas de suicídio.

Em um trecho da letra, ela diz que “eu não vou me importar com a maldade de quem nada sabe e, se alguém interessa saber, sou bem feliz assim, muito mais do que quem já falou ou vai falar de mim”. De maneira musical, Maysa mandou os críticos cuidarem de suas próprias vidas.

No caso de Nando Reis, “Resposta” foi a forma dele pedir uma resposta (que nunca veio) para o fim de um namoro. E o namoro era com ninguém menos que a Marisa Monte. Quando escreveu a música, Nando parecia um pouco inconformado com o fim do romance, mas agora ele já admite que pisou na bola com Marisa.

Nando não diz o que aconteceu, mas já deixou transparecer, em entrevistas, que a culpa por Marisa ter colocado um ponto final no relacionamento foi dele. De qualquer forma, não obstante o fim do namoro, Nando e Marisa continuaram amigos.

A música de Samuel e Nando foi lançada em 1998, no quarto álbum do Skank e trouxe uma sonoridade diferente daquela a que os fãs do grupo estavam acostumados, mas ela logo caiu no gosto do público e acabou se tornando parte da identidade da banda.

O detalhe curioso é que Samuel Rosa não sabia que a letra da música que ele cantava tinha sido inspirada por Marisa Monte, o que ele só ficou sabendo anos depois. Outro detalhe é que Marisa Monte foi a primeira cantora a gravar músicas de Nando Reis, que, até então, só compunha para os Titãs.

A música de Nando foi regravada por Milton Nascimento e Lô Borges, no CD “Crooner”, de 1999. No vídeo, Nando e o filho dele, Sebastião Reis, cantam “Resposta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *