NEY MATOGROSSO, 80 ANOS – “JARDINS DA BABILÔNIA”

Nascido em 1º de agosto de 1941, o sul-matogrossense Ney de Souza Pereira chega aos 80 anos nesse domingo, esbanjando fôlego e vitalidade. Tanta vitalidade que ele, recentemente, confessou que ainda tem desejo sexual.

Em entrevista ao jornal O Globo, o cantor disse que tinha uma vida sexual ativa até antes da pandemia começar e fala que está sofrendo por não poder ter relações durante todo esse período de isolamento social.

Ney, como se sabe, é gay. Em um livro – “À flor da pele” – ele confessa que já transou com homens e mulheres e teve quatro ou cinco grandes amores, um deles o saudoso Cazuza. Quando começou o namoro, Cazuza tinha 21 anos e Ney tinha 38.

Sexo à parte, Ney teve uma infância nômade, mudando de cidade frequentemente, em virtude do trabalho de seu pai, um oficial do Exército. Numa dessas mudanças, ele teria morado em Fernandópolis. Os fernandopolenses mais antigos dizem até que ele tinha uma irmã muito bonita e, por isso mesmo, muito paquerada.

Ney Matogrosso, que começou sua carreira no início dos anos 70, como vocalista do grupo Secos & Molhados, foi classificado pela revista Rolling Stones como um dos 30 maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Mas, vamos ao texto da IstoÉ desta semana:

Não é comum ver um artista mantendo o alto nível de produção criativa aos 80 anos. Mas quem disse que Ney Matogrosso é um artista comum?

Um dos maiores intérpretes da música brasileira faz aniversário em 1o de agosto e presenteia seus admiradores com o EP “Nu com Minha Música”, lançamento das primeiras quatro faixas do álbum que sai em novembro e que terá ao todo 12 canções.

Além da versão que batiza o EP, de autoria de Caetano Veloso, há ainda “Gita”, de Raul Seixas, “Mi Unicórnio Azul”, do cubano Silvio Rodríguez, e “Se Não For Amor, Eu Cegue”, de Lenine e Lula Queiroga.

Como Ney escolhe o repertório? “Se a letra é compatível com algo que eu diria se fosse o compositor, então eu a seleciono”, explica.

Ele afirma que seu desafio é seguir realizando novos projetos, mas perde o entusiasmo ao falar da situação do Brasil. “Voltamos a ser um país de mendigos, como éramos no passado. Isso é consequência de um governo que não soube lidar com a pandemia.”

Ele vê, no entanto, algo positivo sobre a crise: “o brasileiro mostrou sua solidariedade”. Em relação à vitalidade aos 80 anos, Ney diz que o segredo é manter a cabeça ativa: “Se eu me acomodar, vou perder a graça. Gosto de fazer sempre o inesperado”.

Há algo, porém, que não tem nada de inesperado: suas cinco décadas ininterruptas de sucesso.

No vídeo, Ney Matogrosso canta “Jardins da Babilônia”, um dos grandes sucessos da Rita Lee, lançada em 1978 quando a “Titia” ainda cantava com a banda Tutti-Frutti:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *