O VERSO DE RITA LEE QUE A DITADURA PROIBIU, MAS É SUCESSO ABSOLUTO

Deu no portal Fórum:

A cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Lee nunca foi de se meter muito em política de maneira explicita.

Mesmo assim, ela foi uma das autoras mais censuradas pela ditadura, que considerava suas canções como um atentado à moral da época.

Um de seus versos mais famosos foi cortado e citado explicitamente em um comunicado assinado pela “técnica de censura” Laura Bastos.

O documento afirma:

“A letra musical em questão utiliza a expressão: ‘Me deixa de quatro no ato’, que, no contexto desenvolvido deixa margem para duplo sentido. Sendo assim, opino pela não liberação da mesma. Brasília, 12 de junho de 1980.”

O verso faz parte da canção “Lança Perfume”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Mais adiante, ela foi liberada e se tornou um dos maiores sucessos, não só de Rita Lee, mas de toda a música popular brasileira.

Cabe aqui, no entanto, uma retificação ao parecer da censora, emprego abjeto que, graças à democracia, foi extinto. O verso “Me deixa de quatro no ato” não tem duplo sentido.

Tem um sentido só mesmo.

“Lança Perfume” foi gravada em 1980, no disco que se chamava simplesmente Rita Lee e tinha outras músicas que fizeram sucesso, como “Caso Sério” e “Baila Comigo”.

O disco acabou ficando conhecido como “Lança Perfume”, por causa do sucesso estrondoso da música, que falava de prazeres proibidos, mas, de certa forma foi uma homenagem ao pai de Rita, Charles Jones.

“A história é a seguinte: quando o Corinthians ganhava, meu pai distribuía lança perfume para a família toda, era uma farra em casa”. Corintiana como o pai, ela ganhou de Casagrande o “gol Rita Lee”, o terceiro na vitória do Corinthians sobre o São Paulo, na decisão do campeonato paulista de 1982.

5 comentários

  • Rita Lee : foi uma mulher perigosa para os bons costumes

    Rita Lee desafiou a ditadura e defendeu a liberdade sexual feminina
    À frente do seu tempo, Rita Lee falou abertamente sobre sexo nas letras de suas músicas.
    Sem dúvida nenhuma, Rita Lee foi uma das cantoras com maior número de músicas censuradas na época da ditadura militar.
    Foram dezenas de músicas e um disco inteiro chamado “bombom”. Até shows!
    Rita Lee recebeu ajuda de Elis Regina após ser presa grávida durante a ditadura militar.
    Policiais encontraram maconha em sua casa em São Paulo. Segundo ela, a droga foi “plantada” pelos agentes.

  • CALICE, APROXIMA DE MIM ESSE CALISSE!

    Se ela estivesse com saúde estaria pedindo aprovação da PL DA CENSURA a exemplo do pedófilo da musica CALICE ou não?

  • Abraham Lincoln

    Uma artista que deixou sua marca na música brasileira. Ferrenha defensora da liberdade, já que passou pelo pantanoso período da censura, é bastante válido o questionamento do comentarista ai de cima: Seria ela favorável à normatização da censura por parte do governo que ela apoiou? O projeto de lei diz que a pretensão é a de “instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”. À merda com esse papo. É impressionante que ninguém enxergue o tamanho dessa armadilha. O maior problema é que, aprovada a Lei, dificilmente haverá discussão legítima a respeito dela na corte suprema quando as ações pipocarem no judiciário; as razões são bastante óbvias. Ou seja, amanhã você será calado e não haverá onde se socorrer. Todas as guerras que o mundo assistiu tiveram como estopim alguma forma de liberdade, seja ela territorial, religiosa, econômica, mas sempre foi sobre liberdade, LIBERDADE. Não temos um semestre de governo de esquerda e a liberdade já corre sérios riscos. Pensem nisso, inclusive vocês que apoiam o governo.

    • Prezado Abraão, eu já pensei e não tenho nenhum receio. E acho que vc também não deveria ter. Quem tem toda a razão para estarem preocupados são os propagadores de fake news.

  • resumindo, as vezes...

    subvalorizada pelo deboche, irreverência e pelos idiotas mutantes que se julgavam maiores que ela… com tutti frutti e roberto carvalho a genialidade transbordou… fruto proibido é um dos melhores de todos os tempo da mpb e a completa tradução da paulicéia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *