OS 70 ANOS DO BEATLE QUIETO

A notícia é do jornal paranaense Gazeta do Povo:

Autor de algumas das mais belas músicas dos Beatles, como “Something”, “Here Comes the Sun” e “While My Guitar Gently Weeps”, George Harrison completaria hoje, se estivesse vivo, 70 anos. O mais jovem dos integrantes da banda, conhecido como o beatle quieto, Harrison era dono de um talento excepcional para tocar guitarra.

Refém do carisma de John Lennon e de Paul McCartney, e sem a alegria espontânea de Ringo Starr, George demorou para conquistar espaço para as suas músicas nos álbuns do grupo.

Nascido em Liverpool, em 25 de fevereiro de 1943, George entrou para os Bea­tles em 1958, apresentado por Paul McCartney. Lennon foi contra inicialmente por causa da diferença de idade entre eles. Harrison era quase três anos mais novo que John, mas depois de demostrar o que sabia fazer com uma guitarra, acabou superando a resistência. Ele tinha 15 anos.

A biografia e outros detalhes interessantes sobre a brilhante carreira de George Harrison podem ser vistos na matéria completa da Gazeta do Povo, aqui. E se você tiver um tempinho a mais, veja também o vídeo abaixo, onde George interpreta “Something”.

Por sinal, essa música foi composta para Pattie Boyd, a primeira mulher de George. A mesma Pattie inspirou, também, Eric Clapton – com quem ela se casou, depois de se separar de George – a compor “Layla”, “Wonderful Tonigth” e outras lindas canções. 

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

9 comentários

  • Pit Bull

    Curti muito !!!
    ÉÉhhhhh!!! esta se acabando a poesia musical.

  • Bruna

    Uma das canções mais lindas dos Beatles! Grande mulher inspiradora essa Pattie hein rsrs.
    Bem, sou suspeita para falar das músicas deste quarteto que tanto gosto.

  • José Berti

    Um grupo musical que transformou uma geração inteira. Que bom ter sido parte integrante dessa geração.

  • foi o primeiro

    Cardoso, no entanto, o Harrison foi o primeiro a fazer sucesso entre eles. Era o mais “cool” como dizem os críticos.

    Se vc pesquisar, a música Layla, Eric Clapton, é uam “homenagem a esposa dele.

    • Pois é, na verdade, “Layla” foi escrita em 1970, quando Pattie ainda estava casada com Harrison, mas Clapton já era apaixonado por ela. Diz a lenda que Harrison foi um dos padrinhos do casamento de sua ex-esposa Pattie com Clapton. Abaixo, um trecho da Wikipédia:

      “Depois de conhecer George Harrison durante as filmagens de A Hard Day’s Night em 1964, Pattie se casou com George no dia 21 de Janeiro de 1966. Ela foi a inspiração para uma das músicas mais famosas de George Harrison, Something de 1969 que é a segunda música mais regravada da história atrás apenas de Yesterday. A procura espiritual e a irrevogável infidelidade de Harrison acabaram por alienar Pattie, e eles se divorciaram em 9 de Junho de 1974.

      A amizade de Eric Clapton com Harrison o aproximou de Pattie, por quem ele se apaixonou profundamente. Quando ela o recusou, Clapton escreveu a maior parte do álbum Layla and Other Assorted Love Songs de 1970, da banda Derek and the Dominos. O grande sucesso Layla foi inspirado em um poema do poeta Nizami Ganjavi chamado “The Story of Layla and Majnun”. A história mexeu muito com Clapton, que alimentou seu vício por heroína e quase enlouqueceu por não poder se casar com Boyd. Pattie deixou George por Clapton, com quem se casou em 27 de Março de 1979.

      Eric Clapton escreveu “Wonderful Tonight” em 1976, “Pretty Blue Eyes”, “Golden Ring”, “Never Make You Cry”, “Pretty Girl” e inúmeras outras canções para Pattie. Porém, como em seu casamento com George, a imagem externa de casal perfeito escondia inúmeras crises. Ela se divorciou de Clapton em Junho de 1988, depois de anos de alcoolismo e infidelidade por parte dele.

      George Harrison e Eric Clapton continuaram bons amigos apesar da disputa por Pattie. George conheceu Olivia Trindade Aires em 1974 e em 1 de agosto de 1978 nasceu seu primeiro e único filho, Dhani Harrison. George e Olivia, casaram-se em 2 de setembro do mesmo ano, um mês após o nascimento do filho. Eric Clapton conheceu em 1999 a artista Melia McEnery, de 23 anos, em Los Angeles. Eles se casaram em 2002 na cidade natal de Clapton, Ripley, na Inglaterra, e tiveram 3 filhas.

      Já foi afirmado que John Lennon e Mick Jagger também flertaram com Pattie, Jagger admitiu que na década de 80 ele tentou (e falhou) seduzi-la por anos. Ela teve um caso com o futuro Rolling Stone Ronnie Wood em 1973, no fim de seu casamento com George. Pattie quebrou seu coração, influenciando o trabalho de outro músico, como a música “Breathe On Me”.

  • Ánônimo

    apaixonado por Fórmula 1 e amigo de Ermerson Fitipaldi

  • maila

    Something foi escrita para Ray Charles. A informação esta no livro autobiográfico I,Me,Mine. Pra Patty foi escrita
    Isn´t it a pity no All things must pass. E para Olivia Arias a pedido dela ele escreveu Dark sweet lady.

  • maila

    Em tempo, something foi a música mais gravada por outros interpretes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *