PABLO MILANÉS E CHICO BUARQUE – “YOLANDA”

A morte do cantor e compositor cubano Pablo Milanés, no dia 22 de novembro, em Madrid, não teve no Brasil, a repercussão que esse grande artista, com fortes laços de amizade com artistas brasileiros, como Chico Buarque e Milton Nascimento, merecia.

Se serve como desculpa, ele achou de picar a mula no mesmo dia em que perdemos Erasmo Carlos de modo que a nossa imprensa deu muito mais destaque, é claro, para a passagem do Tremendão.

A música de Pablo mais conhecida aqui no Brasil é “Yolanda”, na versão original composta em 1970, ou “Iolanda”, na versão brasileira, composta por Chico Buarque em 1984. Em sua versão, Chico foi fiel à proposta original de Pablo de fazer uma declaração de amor a uma mulher. 

A mulher que inspirou a canção foi Yolanda Benet, então casada com Pablo. O casamento não durou muito – foi de 1969 a 1973 – mas a música se tornou eterna. Em 1970, Yolanda deu à luz a primeira filha do casal, Lynn, mas o compositor não pode estar presente ao nascimento da menina, por conta do trabalho.

Foram poucos dias longe de Yolanda, mas a saudade da esposa e a vontade de estar ao lado dela em um momento tão especial inspiraram o poeta a escrever uma das canções mais lindas e românticas do mundo. “Pablo compôs Yolanda quando nossa primeira filha tinha dez dias. Ele ficou chateado por estar viajando quando ela nasceu e, quando regressou, trouxe a canção”, contou a ex-esposa em uma entrevista.

A primeira gravação da “Iolanda” brasileira saiu em um disco da baiana Simone – “Desejos”, de 1984 – em que ela e Chico Buarque fizeram um dueto memorável. O sucesso foi imediato e, em uma entrevista televisiva, Simone revelou que, desde então, não consegue deixar de cantar “Iolanda” em seus shows.

A própria Simone regravou “Iolanda” em 1991, dessa vez cantando sozinha. Ney Matogrosso e Toquinho & MPB4 também fizeram bonitas releituras dessa música. E até o universo sertanejo se rendeu a ela, com gravações das duplas Chrystian & Ralf e Zezé di Camargo & Luciano. 

No vídeo, Pablo Milanés e Chico Buarque cantam a versão original de “Yolanda”, em apresentação de 1986, no programa Chico & Caetano, da Globo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *