PATO FU – “ROCK AND ROLL LULLABY”

A sabedoria popular diz que “a primeira vez a gente nunca esquece”. Pois eu tenho uma amiga virtual que me confidenciou, certa vez, que se lembra com detalhes da sua primeira vez. E olhem que não faz pouco tempo. Considerando a idade dela, eu imagino que já lá se vão mais de 40 anos.

O momento, tudo indica, foi mesmo marcante, já que ela se lembra até de parte da trilha sonora, que inclui o cantor americano B.J.Thomas e sua famosa balada “Rock and Roll Lullaby”.

Essa música embalou muitos corações apaixonados nos anos 70/80 aqui no Brasil, principalmente depois de integrar a trilha sonora de uma telelágrima global (Selva de Pedra – 1973), onde era fundo musical para os momentos calientes do casal de pombinhos interpretado pela então namoradinha do Brasil, a Regina Duarte, e pelo Francisco Cuoco.

E como naquela época pouca gente dominava a língua de Shakespeare, o grande público brasileiro imaginava tratar-se de uma canção romântica, cujo tema seria o amor entre um homem e uma mulher, como era o caso do casal da novela. Mas não é bem assim.

A letra até que fala de amor, mas, diferentemente do que muitos podiam imaginar, trata do amor de um filho pela sua mãe. Isso mesmo, a letra se refere a um filho que conta a história de sua jovem mãe, que enfrentou muitas dificuldades para criá-lo e, nas noites de incerteza, encontrava forças para cantar um “rock and roll de ninar”, para o filho dormir. 

Há quem diga que os compositores – Barry Mann e Cinthia Weil – teriam se inspirado na vida do próprio B.J., pois, assim como na música, Billy Joe Thomas foi criado pela jovem mãe, que tinha apenas 16 anos quando ele nasceu.

Ela teria sido expulsa de casa, quando seu pai soube da gravidez e, de outro lado, o pai da criança também a teria abandonado à própria sorte. Há quem diga, porém, que o pai de B.J.Thomas foi convocado para a guerra e morreu em uma batalha. O fato é que o cantor foi criado pela mãe.

Outra música do B.J.Thomas muito conhecida por aqui é “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, do filme “Butch Cassidy and Sundance Kid”. Com essa música, ele ganhou o Oscar de melhor canção.

No vídeo, temos uma versão brazuca de “Rock and Roll Lullaby”, com o grupo mineiro Pato Fu, que a incluiu no CD “Música de Brinquedo”, com temas infantis. Reparem, na versão ao vivo, que os músicos, incluindo a vocalista Fernanda Takai, tocam instrumentos feitos para crianças.

Vale a pena conferir a tradução:

1 comentário

  • Maria de Jesus melo

    Realmente essa canção marcou muito devido a novela “selva de pedras”.
    Mas conheci a música pela primeira vez em 1972. E me apaixonei no ano seguinte com a explosão da novela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *