PAULINHO DA VIOLA – “DANÇA DA SOLIDÃO”

Deu no Brasil 247:

O cantor e compositor Paulinho da Viola, um dos mais consagrados sambistas do Brasil, completa 80 anos neste sábado (12).

Ele é uma das maiores expressões da Música Popular Brasileira. Violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro, é conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave e gentil. É um dos baluartes da Escola de Samba da Portela.

No início de sua carreira, em 1963, foi na companhia do compositor Hermínio Bello de Carvalho ao Zicartola, bar e restaurante fundado por Cartola e a Dona Zica na Rua da Carioca que se convertera em um reduto de sambistas, chorões artistas, intelectuais e jornalistas.

Lá o jovem Paulinho acompanhava, no cavaquinho ou no violão, compositores e intérpretes e também se apresentando cantando músicas de outros autores e, após fazer um show com o compositor Zé Ketti, foi incentivado pelo mesmo a cantar suas próprias músicas no Zicartola.

Naquele início de carreira, Paulinho da Viola foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros. Ele se tornou um dos maiores compositores de samba, além de choros e se tornou uma das maiores expressões da Música Popular Brasileira.

Entre as melhores criações de um repertório imenso e belo, destacam-se Foi um Rio Que Passou Em Minha Vida, Timoneiro, Argumento, Dança da Solidão, Sinal Fechado, Pecado Capital, Sei Lá Mangueira, Meu Mundo é Hoje.

A notícia não informa, mas Paulinho da Viola (Paulo César Baptista Faria) herdou o talento de seu pai, César Faria, violonista do conjunto “Época de Ouro”. No vídeo abaixo, Paulinho canta “Dança da Solidão”, música de sua autoria lançada em 1972, no seu quinto disco, que está completando 50 anos.

Ele está acompanhado nos vocais por sua filha Beatriz e pelas cantoras Cristina Buarque, irmã do Chico, e Muiza Adnet. Eu não escrevi errado: é Muiza mesmo, apelido da Maria Luiza Adnet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *