PAULINHO DA VIOLA E MARISA MONTE – “CARINHOSO”

Como se viu no post anterior, “Carinhoso” é a música brasileira mais regravada, com 411 versões. Entre as sertanejas, a mais gravada é “O Menino da Porteira”, de Luizinho e Teddy Vieira, com 191 gravações. A música, gravada originalmente em 1955, pela dupla Luisinho e Limeira, ainda rendeu dois filmes, um de 1976 e outro de 2009.

Entre as músicas sertanejas mais modernas, uma das mais gravadas é a composição do Zezé di Camargo “É o Amor”, com 53 versões, incluindo uma releitura de Maria Bethânia, tema de novela, e outra de uma dupla mexicana. Para tristeza de uma amiga deste blogueiro, não há nenhuma música do Gustavo Lima entre as mais gravadas.

O assunto do post, porém, continua sendo “Carinhoso”. A melodia foi composta por Pixinguinha em 1917, mas permaneceu praticamente inédita até 1928, quando foi gravada pela primeira vez pelo próprio autor. Regravada em 1929 e 1934, ainda sem letra, a música não agradou muito, sendo ignorada pelas rádios e o público.

Em 1936, no entanto, tudo mudou. Sucedeu que a atriz e cantora Heloísa Helena, convidada pela então primeira-dama Darcy Vargas para um espetáculo promovido por ela, resolveu que – para marcar sua presença – deveria apresentar alguma música nova para a mulher de Getúlio Vargas.

Heloísa procurou o compositor Braguinha (João de Barro), mas ele não tinha nenhuma música nova para ceder a ela. A cantora sugeriu, então, que Braguinha fizesse uma letra para “Carinhoso”. No dia seguinte, o compositor, depois de procurar Pixinguinha para aprender a melodia, entregou os versos a Heloísa.

Foi assim, às pressas e sem grandes pretensões (a única pretensão era agradar a primeira-dama) que surgiu essa canção que, como explicam Paulinho da Viola e Marisa Monte no vídeo abaixo, todo mundo conhece e canta junto nos shows.

E eu só não sei é como o Paulinho consegue dar uma entrevista com um grilo irritante fazendo barulho ao fundo. Mas, apesar do grilo, vale a pena conferir o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *