PAULINHO DA VIOLA – “PECADO CAPITAL”

Primeiro foi Caetano Veloso que se juntou aos três filhos para uma turnê e Gilberto Gil, que reuniu filhos e netos para alguns shows.

Agora chegou a vez de Paulinho da Viola se apresentar ao lado de dois – Beatriz Rabello e João Rabello – dos seus sete rebentos em shows programados para os dias 10, 11, 12 e 13 de março no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Se depender de parentescos, Beatriz e João devem ser donos de muito talento. Afinal, além de filhos de Paulinho, eles são netos de César Faria – violonista do conjunto Época de Ouro – e sobrinhos do saudoso violonista Raphael Rabello, um dos maiores que já tivemos, e da caviquinista Luciana Rabello.

Casado com Lila Rabello, irmã de Raphael e Luciana, Paulinho da Viola (Paulo César Batista de Faria) que, assim como Caetano e Gil, completará 80 anos neste 2022, é um de nossos compositores mais talentosos.

O samba “Pecado Capital” é uma das provas do seu imenso talento. Corria o ano de 1975 e a Rede Globo se preparava para colocar no ar a novela “Roque Santeiro”, que já tinha alguns capítulos gravados, mas, no dia da estreia, entrou em cena a censura do regime militar, proibindo a exibição da novela escrita por Dias Gomes.

Apanhada de surpresa, a Globo teve que apresentar um compacto de outra novela já exibida – “Selva de Pedra” – enquanto preparava um novo folhetim para substituir “Roque Santeiro”. A novelista escolhida foi Janete Clair que, às pressas, escreveu “Pecado Capital”.

E como tudo foi feito às pressas, a música da abertura não foi diferente. Diz a lenda que a Globo procurou Paulinho da Viola numa sexta-feira, com uma sinopse da novela, a fim de que ele pudesse escrever o tema de abertura.

No sábado à noite, depois de ler a sinopse, Paulinho compôs “Pecado Capital” e, no dia seguinte, um domingo, a música já estava sendo gravada para, na segunda-feira, chegar aos lares brasileiros junto com a estreia da novela. 

A partir de 24 de novembro de 1975, o samba passou a ser ouvido diariamente na abertura da novela (veja aqui) entre imagens em cores de notas de 100 cruzeiros – a moeda do Brasil na época – que voavam na tela da televisão.

Em 1998, a Globo apresentou uma nova versão de “Pecado Capital”, no horário das 18:00 horas, só que, no remake, o tema de abertura era cantado pelo grupo Só Pra Contrariar (aqui). Paulinho da Viola participou da trilha sonora da nova versão, mas, dessa vez com o samba “Timoneiro”.

O vídeo abaixo, onde Paulinho da Viola canta “Pecado Capital”, é do show em que ele comemorou os 70 anos de idade, em 2012. Uma das três backing-vocals é sua filha Beatriz. As outras duas são as cantoras Cristina Buarque (irmã do Chico) e Muiza Adnet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *