PEDRO MAHAL – “TELEFONE”

No dia 7 de março de 1876, o cientista e inventor britânico Alexander Graham Bell e seu auxiliar Thomas Watson patentearam uma invenção que revolucionou o mundo em que vivemos para sempre: o telefone.

Já a primeira ligação por telefone da história ocorreu três dias depois, em 10 de março de 1876. Graham Bell, do último andar de um prédio em Boston, nos Estados Unidos, ligou para o térreo desse mesmo prédio, onde Watson atendeu.

Começava aí a história das telecomunicações, que iria revolucionar o mundo dali em diante. Existem registros da invenção do telefone ter acontecido ainda antes disso, em 1860, pelo italiano Antonio Meucci, mas o aparelho só foi patenteado mesmo por Graham Bell em 1876.

Esse aparelhinho já inspirou algumas músicas aqui nesta terra descoberta por Cabral e sua caravana de bravos portugueses. É o caso do primeiro samba gravado no Brasil – “Pelo Telefone” – composto por Donga e Mauro de Almeida, em 1916.

Setenta anos depois, em 1986, os compositores Nelson Kaê e Beto Correia escreveram “Telefone”, onde o pequeno aparelho é utilizado para terminar um romance. Gravada por Tim Maia ainda naquele ano, tornou-se um grande sucesso no rádio.

Transcorridos mais 36 anos, “Telefone”, que já foi regravada pela Sandra de Sá, ganhou uma nova releitura, dessa vez do cantor e compositor Pedro Mahal. “Pedro quem?”, haverá de perguntar o prezado leitor ou a estimada leitora.  

Se você está entre os que não o conhecem, não se preocupe. Eu mesmo só tomei conhecimento da existência do moçoilo na semana passada, quando ouvi um comentário elogioso sobre ele, feito pelo jornalista político Reinaldo Azevedo, na Band News.

Depois de ouvir o Tio Rei, corri ao Youtube para ver o que encontrava do Pedro Mahal. Encontrei ele cantando “Telefone”, em belíssima versão. Nascido e criado no Rio de Janeiro, Pedro tem apenas 25 anos e foi uma das atrações do Rock in Rio deste ano.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *