PEDRO MARIANO E ELIS REGINA – “CASA NO CAMPO”

Cantora e fotógrafa, Lizzie Bravo – a moça da foto – se chamava Elizabeth Villas Boas Bravo e tinha apenas 16 anos quando foi para a Inglaterra, em 1967. Beatlemaníaca, ela passava horas em frente ao prédio onde funcionava o famoso estúdio de Abbey Road, em Londres, na expectativa de ver os seus ídolos.

Foi assim que, um ano depois de sua chegada a Londres, ela não apenas conseguiu conhecer de perto os quatro rapazes, como experimentou a sensação indescritível de cantar com eles, fazendo backing vocal em uma gravação.

Sucedeu assim: num domingo gelado da capital inglesa, Lizzie e outras garotas que, como ela, amavam os Beatles, estavam dentro do prédio quando surgiu ninguém menos que Paul McCartney, perguntando se alguma delas alcançava uma nota aguda.

Lizzie se candidatou e, juntamente com uma garota inglesa, participou dos vocais na gravação de “Across the Universe”, versão que permaneceu arquivada pelos Beatles e só foi aparecer dez anos depois, em 1978, na coletânea Rarities

A essa altura, Lizzie – a única garota brasileira que gravou com os Beatles – já tinha voltado ao Brasil e juntado as escovas de dentes com o compositor Zé Rodrix, com quem foi casada entre 1970 e 1972. E foi durante o casamento, em 1971, que Zé Rodrix, inspirado pelas bucólicas paisagens rurais que observara durante um viagem de trem a Goiânia, compôs “Casa no Campo”.

Conta a lenda que o verso “eu quero a esperança de óculos e um filho de cuca legal” foi escrito para Lizzie. Elis Regina conheceu essa música em um festival, do qual ela era jurada, e logo se interessou por gravá-la. A versão de Elis, lançada em 1972, alcançou um sucesso tão estrondoso que não era esperado nem por Zé Rodrix.

Lizzie (apelido inspirado na música “Dizzy, Miss Lizzy”, gravada pelos Beatles) morreu na segunda-feira, 04/10, aos 70 anos, vítima de problemas cardíacos, deixando sua história com John, Paul, George e Ringo eternizada nas páginas do livro “Do Rio a Abbey Road”, lançado em 2015.

Mas a história de Lizzie não inclui apenas os Beatles. Cantora de estúdio, ela emprestou sua voz para gravações de cantores como Djavan, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Ivan Lins, Roberto Carlos, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Alceu Valença, Alcione, Zé Ramalho e outros.

No vídeo abaixo, Pedro Mariano, um dos filhos de Elis Regina com o maestro César Camargo Mariano (Maria Rita é a outra filha), canta “Casa no Campo”, em homenagem à mãe.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *