QUARTETO EM CY – “CARTA AO TOM 74 / FALANDO DE AMOR”

Tom Jobim e Vinícius de Moraes tinham a mania de escrever cartas um para o outro, mas, nem sempre eles enviavam as cartas que escreviam, umas vezes por esquecimento, outras por não encontrar tempo para colocá-las no correio.

Em 1973, Vinícius transformou isso em música, ao escrever “A Carta Que Não Foi Mandada”, uma linda canção do disco “Vinícius em Cy”, do Quarteto em Cy, que eu cansei de ouvir. A música trata, é claro, de uma carta que não foi enviada.

Em 1974, o poetinha escreveu outra carta musical – “Carta ao Tom 74” – dedicada a Tom Jobim. Os versos de Vinícius, musicados por Toquinho, falam com saudade do apartamento que Tom tinha em Ipanema, onde eles se encontravam para escrever as músicas da peça “Orfeu da Conceição”(1956).

Foi nesse mesmo apartamento, em 1958, que eles se reuniam para compor as músicas do disco “Canção do Amor Demais”, da divina Elizeth Cardoso, um dos marcos iniciais da Bossa Nova.

Foi nesse disco que “Chega de Saudade” foi gravada pela primeira vez. Foi também a primeira vez que se ouviu a batida do violão de João Gilberto, que acompanhou Elizeth em duas músicas.

Em 1977, sentindo que Ipanema e o Rio de Janeiro já não eram mais os mesmos dos tempos românticos de “Canção do Amor Demais”, o próprio Tom fez uma paródia de “Carta ao Tom 74”, com a luxuosa colaboração de Chico Buarque.

No vídeo abaixo, o Quarteto em Cy canta a versão original de “Carta ao Tom 74” e também um trecho da paródia (”rua nascimento e silva, cento e sete, eu saio correndo do pivete…”). E canta também “Falando de Amor”, outro clássico de Tom Jobim. Só dele, sem Vinícius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *