RITA LEE – “MANIA DE VOCÊ”

Filha de imigrantes italianos e norte-americanos, Rita Lee Jones demonstrou interesse pela música desde criancinha, mas somente na adolescência viria a ouvir rock, através dos discos de Elvis Presley.

Ela apareceu para o mundo da música em 1967, no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, quando foi escalada – juntamente com o grupo Mutantes – para acompanhar Gilberto Gil na música “Domingo no Parque”, que ficou em segundo lugar no festival.

Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita está completando 75 anos neste sábado. Em maio de 2021, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão esquerdo. Durante todo o ano a cantora ficou reclusa em casa, saindo apenas para tomar as vacinas contra a Covid. Em abril de 2022 foi anunciado que Rita estava curada do câncer.

Por conta do seu aniversário, Rita ganhou uma homenagem do Ecad. Vejam a notícia do UOL:

Paulistana, capricorniana e multi instrumentista, Rita Lee Jones de Carvalho está sendo homenageada pelo Ecad, que fez o levantamento de sua obra nos arquivos da empresa —uma das maiores da América Latina.

O Escritório Central de Arrecadação de Direitos apurou quais foram suas músicas mais tocadas nos últimos dez anos no Brasil. A mais tocada e regravada da última década é “Mania de Você”.

Das 10 mais tocadas, pelo menos 4 – “Caso Sério”, “Lança Perfume”, “Desculpe o Auê” e a já citada “Mania de Você” – são em parceria com o marido, o guitarrista virtuoso Roberto de Carvalho.

Rita tem 315 músicas, que já foram regravadas 638 vezes. Nos últimos 10 anos, ela teve mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de TVs, Rádio e Shows.

Lançada em 1980, no disco Chega Mais, “Mania de Você” foi uma das primeiras parcerias de Rita Lee com o marido Roberto de Carvalho, com quem se casara em 1979. Segundo Rita, “Mania de Você” foi feita em cinco minutos.

Tamanha inspiração veio depois de uma movimentada sessão de fornicação. “A gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão e eu o caderninho e começamos: ‘meu bem, você me dá água na boca…'”.

No vídeo, titia Rita canta “Mania de Você” para o Fantástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *