RITA LEE, RAINHA DO ROCK BRASILEIRO, MORRE AOS 75 ANOS

A notícia é do Correio Braziliense:

O Brasil está de luto. Morreu, aos 75 anos, a eterna rainha do rock, Rita Lee, nessa segunda-feira (8/5), em casa, em São Paulo. Ela deixa o marido, Roberto de Carvalho, com quem teve três filhos: João, Antônio e Beto Lee. A informação foi confirmada pela família em uma nota oficial publicada no Instagram.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, cercada de todo o amor de sua família como sempre desejou. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira, dia 10, das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz o anúncio.

O título de rainha ela rejeitava, por achar cafona, mas os fãs insistem em usar devido à falta de adjetivo ou de palavra que possa resumir sua potência e lendária contribuição para a música nacional e internacional.

Como um dos pilares da música brasileira, Rita Lee foi uma musicista completa: além de cantora, era compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista; e ainda poliglota — fluente em português, inglês, francês, castelhano e italiano.

Ganhou mais de 20 prêmios ao longo da carreira, incluindo dois Grammys (ao qual foi indicada por sete vezes): em 2001, venceu com o Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, por 3001; e, em 2022, pelo conjunto da obra, levou o Prêmio Excelência Musical da Academia Latina de Gravação.

Além de vários álbuns com Os Mutantes, banda que a consagrou, Rita Lee lançou 18 álbuns de estúdio solo e em parceria com Roberto, e seis ao vivo. Participou como atriz de novelas famosas como Top Model e Vamp, e em cerca de 10 filmes. Rita também revolucionou a cena feminina na música ao ser uma das poucas mulheres de sua época a tocar guitarra.

Ela é dona de vários sucessos que foram verdadeiras trilhas sonoras por décadas dos brasileiros, como Ovelha NegraDoce VampiroMania de VocêAmor e SexoErva Venenosa (Poison Ivy)PaguO Amor em PedaçosAgora só falta vocêMinha Vida (In my life)Jardins da Babilônia, entre muitos outros hits históricos.

Vários álbuns também foram lançados em seu tributo, como Baby, Baby, de Lulu Santos (em 2017); e o musical Rita Lee Mora ao Lado, estrelado por Mel Lisboa (2014), celebrou sua trajetória.

No vídeo, Rita Lee canta a música – Ovelha Negra – que deixou o pai dela, seo Charles, irritado porque dava a entender que ele a havia expulsado de casa, o que não era verdade. “Eu disse a ele que era uma licença poética e ele deixou barato”, conta Rita em sua autobiografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *