ROBERTO MENESCAL E AMIGOS JAPONESES – “O BARQUINHO”

Nesse domingo, 25, Roberto Menescal – um dos pais da bossa nova – estará completando 83 anos. Para comemorar a data, ele convidou alguns artistas japoneses para cantar “O Barquinho”, uma de suas mais famosas composições.

O prezado leitor e a estimada leitora poderão estar se perguntando: mas por que, afinal, Menescal deu preferência aos japas? Simples! O Japão é um dos países que mais valoriza a Bossa Nova, mais até do que o Brasil

E mais: em entrevista à GloboNews, no mesmo dia em que o rei Pelé fazia 80 anos e “O Barquinho” comemorava 60, Menescal disse que o Japão é a sua segunda pátria, onde ele já esteve mais de 30 vezes, para apresentações.

Composta em 1960, os acordes da música “O Barquinho” surgiram durante um passeio de barco que Menescal e alguns amigos – Ronaldo Bôscoli entre eles – fizeram pelo mar de Arraial do Cabo e Cabo Frio.

No meio do passeio, a embarcação pifou e, enquanto aguardava o resgate, Menescal, que sempre carregava seu violão, foi dedilhando a melodia que, dias mais tarde, ganhou letra do parceiro Bôscoli.

Há quem diga que a primeira gravação poderia ter sido de Nara Leão, à época a namorada de Bôscoli, um sujeito namorador que, tempos depois, viria a ser o primeiro marido de Elis Regina e pai de João Marcelo Bôscoli, o primeiro filho de Elis.

A primeira gravação, no entanto, não foi de Nara, mas de João Gilberto, com arranjo do maestro Tom Jobim. No mesmo ano, “O Barquinho” foi regravada por Pery Ribeiro e pela Maysa Matarazzo. Por sinal, a versão de Maysa fez mais sucesso que a de João Gilberto.

Na mesma entrevista concedida à GloboNews, Menescal disse que “O Barquinho” já foi regravada mais de 2.000 vezes. Confiram, no clipe abaixo, lançado na quinta-feira, 22, a versão dos japoneses cantando em português.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *