ROUPA NOVA – “SAPATO VELHO”

Gravada no disco de estreia do Roupa Nova, em 1981, a música “Sapato Velho” se tornou o primeiro grande sucesso do grupo que é um dos mais longevos da nossa música e recordista de participações em trilhas sonoras de novelas.

Formada em 1970, sob o nome de Os Famks, pelo tecladista Cléberson Horsth, o baixista Nando, o guitarrista Kiko e o cantor Paulinho, a banda mudou seu nome para Os Motokas em 1975, quando recebeu o reforço do tecladista Ricardo Feghali e do baterista Serginho, formação que se mantém até hoje. O nome Roupa Nova veio em 1980, por sugestão do produtor Mariozinho Rocha.

Quando se fala em “Sapato Velho”, a ligação com o Roupa Nova é imediata, mas, na verdade, quem gravou essa música pela primeira vez foi o Quarteto em Cy, no LP “Querelas do Brasil”, de 1978, cuja capa ilustra este post.

A gravação das irmãs Cynara, Cybele, Cylene e Cyva não caiu nas graças do público, mas, como todos os trabalhos do Quarteto em Cy, a interpretação é de uma sutileza incrível e arranjos vocais perfeitos. Se o prezado leitor ou a estimada leitora estiver com tempo, poderá ouvir a gravação do Quarteto em Cy, aqui.

Composta em 1976, “Sapato Velho” tem melodia do Mu Carvalho (ex-A Cor do Som) e do Claudio Nucci (ex-Boca Livre), e letra do Paulinho Tapajós. Este último faleceu em 2013, aos 68 anos. Mu e Nucci – que se conhecem desde os 16 anos, quando integravam o grupo Semente – continuam ganhando a vida com música, o primeiro como contratado da TV Globo, e o segundo gravando discos e fazendo shows.

No vídeo abaixo, o Roupa Nova interpreta “Sapato Velho“: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *