ROUPA NOVA – “SEGUINDO NO TREM AZUL”

Hoje, 21 de janeiro, é aniversário do moço ao lado, o jornalista e compositor Ronaldo Bastos, que está completando 75 anos. Apesar de não ser mineiro (ele nasceu em Niterói-RJ) Ronaldo é um dos fundadores do Clube da Esquina. 

Ele iniciou sua carreira de letrista na década de 1960, compondo três músicas com ninguém menos que Milton Nascimento: “Três Pontas”, “Fé Cega, Faca Amolada” e “Nada Será Como Antes”, que se tornaram clássicos da MPB.

Infelizmente, as emissoras de rádio não costumam dar o crédito aos compositores das músicas que tocam, de forma que a maioria das pessoas não sabe que os versos de “Todo Azul do Mar”, eternizados pelo 14 Bis e cantados em muitos casamentos, Brasil afora, foram escritos por Ronaldo Bastos e musicados por Flávio Venturini.

Da mesma forma não imaginam que, ao ouvir Caetano Veloso e Gal Costa cantarem “Sorte”, estão ouvindo uma composição de Ronaldo, com melodia do violonista Celso Fonseca. A mesma Gal Costa gravou “Nada Mais”, uma versão de Ronaldo Bastos para “Lately”, do Steve Wonder, e “Chuva de Prata”, composta por Ronaldo e Ed Wilson. 

“Chuva de Prata”, que, na gravação de Gal contou com a luxuosa participação do Roupa Nova nos vocais, é uma homenagem de Ronaldo à precursora do iê-iê-iê, Celly Campelo e seu grande sucesso “Banho de Lua”.

E já que falamos em Roupa Nova, um de seus maiores sucessos – “Seguindo no Trem Azul” – foi composto por Ronaldo Bastos em parceria com Cleberson Horsth, um dos integrantes do grupo. Antes, ele já tinha feito “O Trem Azul”, em parceria com Lô Borges, gravada pela Elis Regina.

Além dos parceiros já citados, Ronaldo fez músicas com Lulu Santos, Tom Jobim, Beto Guedes, Toninho Horta, Danilo Caymmi, João Bosco, Edu Lobo e outros menos votados. No vídeo, o Roupa Nova interpreta “Seguindo no Trem Azul”:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *