SEIS MÚSICAS CENSURADAS PELA DITADURA MILITAR

No interessante vídeo abaixo, Júnior Lima e Bruno Bock, os dois rapazes da foto acima, falam sobre seis músicas que foram censuradas pela ditadura militar.

Júnior Lima, vocês sabem, é o filho roqueiro do Xororó e irmão da delicada Sandy. E o Bruno Bock é um youtuber que, segundo as revistas de fofoca, teria trocado beijos com a Suzane Von Richthofen, quando ambos eram adolescentes.

A censura do regime militar usou sua tesoura em mais de 500 músicas, mas, de vez em quando, se mostrava um tanto distraída. Os censores não conseguiram ver, em princípio, nada demais em “Apesar de Você”, do Chico, e só foram perceber que se tratava de uma música de protesto depois que ela tinha virado sucesso no rádio e um jornal comentou que os versos se referiam ao general Médici.

Da mesma forma, os censores não perceberam que “Pesadelo”, do Maurício Tapajós e do Paulo César Pinheiro, era uma música contestadora e a liberaram sem cortes. Um dos versos dessa música – “você corta um verso, eu escrevo outro…” fazia clara referência à censura e, há uns três ou quatro anos, virou nome de um show do MPB4, em que o grupo canta músicas censuradas.

Em compensação, outra música do Paulo César Pinheiro – “Cordilheira” – composta com a Sueli Costa para um disco do Erasmo Carlos, foi censurada sem que os censores dessem alguma explicação. Essa música – que é uma das preferidas do amigo Niltinho Suetugo – foi gravada posteriormente pela Simone.

Mas, vamos ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=–Dvl9yXHK4

    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *