SIMONE – “FACE A FACE” (EM HOMENAGEM A SUELI COSTA)

Na manhã deste sábado, a cantora e compositora Sueli Costa, uma de nossas mais sensíveis e requintadas melodistas, foi se encontrar com sua irmã Telma Costa, que deixou este mundo prematuramente em 1989, às vésperas de completar 36 anos. Cantora, Telma ficou conhecida nacionalmente pelo antológico dueto com Chico Buarque na canção “Eu te Amo”, de 1980.

Filhas de dona Maria Aparecida Correa Costa, pianista e professora de canto, Sueli e Telma não eram as únicas artistas da família. Outra irmã – Lisieux Costa – também é compositora. É dela, por exemplo, a melodia de “Lua Leblon”, sucesso de Raimundo Fagner.

Sueli foi gravada primeiramente por Elis Regina, mas foi através da voz de Maria Bethânia que suas primeiras músicas começaram a ganhar o Brasil, com sucessos como “Coração Ateu”, incluída na trilha sonora da novela Gabriela (1975).

Se Elis e Bethânia a tornaram conhecida, foi, no entanto, a Simone quem se tornou a intérprete mais popular das canções de Sueli Costa, com sucessos como “Face a Face”, “Jura Secreta”, “Cordilheira”, “Música, Música”, “Alma” e “Medo de Amar nº 2”.

Mas, vamos à notícia do portal da Fórum:

Morreu na manhã deste sábado (4), a cantora e compositora Sueli Costa, aos 79 anos. A notícia foi confirmada em suas redes sociais pela sua sobrinha e afilhada Fernanda Cunha:(pianista e cantora, filha de Telma Costa). 

“Minha rainha, meu amor, minha tia e madrinha, foi descansar. Velório será neste Domingo no São João Batista as 11 horas. Avisaremos o número da capela até o final do dia”, escreveu.

A causa da morte não foi divulgada.

Sueli Costa foi uma grande compositora brasileira.

Ela iniciou sua carreira profissional com o apoio de Nara Leão, que em 1967 gravou a canção “Por exemplo, você”, feita em parceria com João Medeiros Filho. Apesar de carioca de nascimento, criou-se em Juiz de Fora, onde cursou faculdade de Direito e onde testemunhou a efervescência cultural traduzida nos célebres festivais de música da cidade mineira.

Suas canções sempre foram muito mais conhecidas do que ela, que como intérprete teve uma carreira tímida, com apenas seis álbuns em mais de 50 anos de trajetória. Suas composições, no entanto, voaram alto e foram sucesso na voz de intérpretes como Simone, Elis Regina, Fagner, Maria Bethânia, Gal Costa, Beth Carvalho, Nana Caymmi, Fafá de Belém, entre muitos outros.

Cantou o amor como poucos e marcou em definitivo a nossa música, com canções que tiveram a rara combinação entre requinte, elaboração e beleza, fluidez e capacidade de atingir o grande público.

No vídeo, Simone canta “Face a Face” (Sueli Costa/Cacaso):

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *