SIMONE – “HAJA TERAPIA”

Eu me lembro como se fosse hoje o dia em que a Simone – à época jogadora de basquete, com passagens pela seleção brasileira – esteve em um programa esportivo da extinta TV Tupi, apresentado pelo narrador Walter Abrahão, juntamente com Geraldo Bretas, Roberto Petri e Ely Coimbra, para apresentar o seu primeiro disco, lançado em 1973.

Nem de longe eu imaginaria que estava iniciando ali a carreira de uma de nossas maiores cantoras. Quase 50 anos depois e, aos 72 anos de idade, Simone – que quase se chamou Natalina, por ter nascido num 25 de dezembro – está lançando mais um álbum, o 42º de sua discografia, que inclui cinco discos gravados em espanhol.

O 42º está chegando nove anos depois do 41º, o álbum “É Melhor Ser”, lançado em 2013. O primeiro single já está nas plataformas digitais e se chama “Haja Terapia”, uma música do compositor Juliano Holanda, interpretada com suavidade e elegância por Simone.

A letra da música, segundo críticos, “expõe angústias e cansaços da era pandêmica”. Mas, aparentemente, não é apenas a pandemia que está implícita nos versos de Juliano de Holanda, que citam os “tempos encardidos” que estamos vivendo.

Há, na música, um trecho que – pelo menos é essa a minha impressão – faz referência a Jair Bolsonaro. Ei-lo:

“O demônio lunático pousa sobre a catedral em chamas
Aprendi a reconhecer a serpente pelo dourado das escamas
Metade das coisas que ele diz não faz o menor sentido
E a outra metade, eu preferia mesmo era nem ter ouvido
Já era pra ter saído“.

Posso estar enganado, mas não é difícil identificar Bolsonaro nos versos acima. O professor Villa, por exemplo, chama o presidente de, entre outras coisas, Jair ‘asmodeu’ Bolsonaro. Asmodeu, para quem não sabe, é um dos apelidos do sete-peles. E há aqueles que dizem que metade do que Bolsonaro diz é besteira, ou seja, não faz o menor sentido. E a outra metade é bobagem.

Em outro trecho, o autor diz que a peça já está no seu terceiro ato e os atores estão bem perdidos”. A música foi composta em 2021, terceiro ano de Bolsonaro na presidência. Além disso, muitos de seus homens de confiança estão mais perdidos que “cego em tiroteio”, como é o caso do Posto Ypiranga, Paulo Guedes.

Bolsonaro à parte, o melhor a fazer agora é ver o vídeo e ouvir a belíssima interpretação da Simone:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *