SIMONE – “PAIXÃO”

Nascidos em Pelotas, Kleiton e Kledir são irmãos de outro gaúcho – Vítor Ramil – muito respeitado no mundo da música. Nos anos 70, eles integraram um grupo de rock, mas, com o fim do grupo, resolveram continuar cantando em dupla.

O primeiro disco – que trouxe o sucesso “Vira Virou” – foi gravado em 1980. Logo em seguida, em 1981, veio o segundo disco que tinha, entre outras, a música “Paixão”, uma composição do Kledir e um dos maiores – talvez o maior – sucessos dos dois irmãos gaúchos.

Com uma letra recheada de sensualidade e romantismo, “Paixão” é a música mais regravada do repertório de Kleiton e Kledir. Uma dessas releituras, em ritmo de reggae, é da baiana Cláudia Leite, em disco de 2010 (se tiver tempo, ouça aqui).

Os próprios irmãos já regravaram “Paixão” pelo menos três vezes. A primeira, em disco de estúdio de 1997. A segunda, em disco ao vivo de 2005. E a terceira regravação foi lançada na semana passada e fará parte da trilha sonora da novela “Orgulho e Paixão“, da Globo.

E eu bem que procurei uma versão ao vivo de “Paixão“, em vídeo, com Kleiton e Kledir, mas só encontrei interpretações solo do Kledir, dos tempos em que a dupla esteve separada. Achei melhor, então, mostrar o vídeo com a versão da Simone, que deu à música uma interpretação com a sensualidade que a letra requer. Confiram:

 

2 comentários

  • Kleiton e Kledir,a única dupla que eu gostava de ouvir na década de 1980,as rádios ainda exibiam uma certa diversidade.Uma das singularidades da dupla era,além do sotaque, utilizar algumas expressões próprias do dialeto gaúcho.
    O irmão caçula da dupla,Vítor Ramil,faz uma música tão sofisticada que jamais atingirá as massas.

  • ”Paixão”,uma narrativa lítero-musical da intimidade de um casal.A música já embalou tantos casais apaixonados,que devia ser creditada como padroeira dos namorados.
    A letra expõe muito bem o lado voyeur da paixão masculina,”decorando tua geografia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *