SOBRE OS FESTIVAIS DE MÚSICA REALIZADOS EM JALES E A PARTICIPAÇÃO DA CANTORA IVÂNIA CATARINA, A IRMÃ DO VANDER LEE

Organizada pela equipe da Dominus Centro Musical, a 5ª edição da Mostra da Canção Popular (MOCAP) de Jales e região encerrou a fase de inscrições ontem, sexta-feira(29). O dado curioso é que a 5ª edição será realizada 41 anos depois da 4ª. As quatro primeiras edições da Mocap foram realizadas de 1978 a 1981, coordenadas pelo então diretor da nossa Casa de Cultura, Francisco Melfi.

Naquelas edições, o festival contou com autores e intérpretes de várias partes do país, além de músicos do primeiro time, como o pianista e maestro Amílson Godoy e os multi-instrumentistas Heraldo do Monte e Arismar do Espírito Santo, escalados para fazer os arranjos das músicas e acompanhar os intérpretes em suas apresentações.

Antes, ao final dos anos 60, nós tivemos o Festival Regional da Canção Estudantil (Ferece), que teve três ou quatro edições, organizadas pelo professor Ariovaldo Luiz de Moura.

A foto ao lado mostra um dos vencedores do festival, Luiz Carlos Seixas, que alcançou o primeiro lugar com uma música chamada, se bem me lembro, “Mulher de Malandro”, interpretada pela Leninha Baitello.

Tivemos, também, o Festival de Música “Mauro Ferraz”, criado pelo então prefeito Antonio Sanches Cardoso, o Rato. Infelizmente, o festival só teve duas edições, a primeira em 2000, último ano do mandato de Rato, e a segunda em 2004, quando Hilário Pupim era o prefeito tampão.

E foi nessa edição de 2004 que apareceu por aqui a cantora mineira Ivânia Catarina, que interpretou uma canção dela e do marido, o exímio violonista Carlos Gomes. À época, ela tinha 31 anos e viveria apenas mais onze. Ivânia era um ícone dos festivais e ganhou vários prêmios por todo o Brasil, inclusive aqui em Jales e em Ilha Solteira.

Ela era daquele tipo de cantora que não se preocupava em fazer sucesso, mas apenas e tão-somente em cantar. Eu a conheci aqui em Jales e cheguei a entrevistá-la – ela e o marido – para o meu programa na Regional FM, o Brasil & Cia. Ganhei deles um CD só com músicas dos dois, chamado “Poranduba”, palavra derivada de “pora’nduwa”, que, na língua Tupi, significa “notícia”, “informação”.

Ivânia era irmã do cantor e compositor Vander Lee (nome verdadeiro: Vanderly Catarina). E sua primeira apresentação foi ao lado do irmão. Vander Lee tocava em uma banda, em Belo Horizonte, e convidou Ivânia para cantar em uma festa infantil. Ela foi e tomou gosto pelo ofício de cantar.

Mesmo convivendo com um câncer por três anos, Ivânia não deixou de cantar. Sua última apresentação foi em um festival na cidade mineira de Barroso, um mês antes dela morrer, em agosto de 2015, aos 42 anos. Curiosamente, um ano depois, em agosto de 2016, foi a vez de Vander Lee partir para o outro lado, vítima de um aneurisma.

O vídeo abaixo mostra a participação de Ivânia no tradicional festival de música de Viña del Mar, no Chile, em 2001, onde ela ganhou o prêmio de “melhor intérprete internacional”.

1 comentário

  • Crovão do Oiti

    Grande Cardosinho, sugiro que você termine a enquete do seu blog ela está desatualizada, fecha ela e faz outra sobre as eleições desse ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *