‘SUÍTE CABOCLA’ DIFUNDE VIOLA CAIPIRA NA MÚSICA ERUDITA

Renato Gagliardi - Musico (5)

Músico Renato Gagliardi se apresentará em quatro cidades da região – Votuporanga, Fernandópolis, Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto – nos próximos dias. A notícia é da assessora de imprensa Luciana Gadoti:

A viola caipira é reverenciada pelo universo sinfônico no projeto “Suíte Cabocla”, idealizado pelo músico Renato Gagliardi. Ladeado por um quarteto de cordas, contrabaixo e percussão, ele apresenta o resultado de mais de 15 anos de pesquisa sobre a viola caipira em uma série de quatro concertos gratuitos, que serão realizados, a partir do dia 15 de setembro, nas cidades de Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Votuporanga e São José do Rio Preto.

A proposta do projeto “Suíte Cabocla” é difundir a viola caipira na música erudita, evidenciando sua pertinência como instrumento de concerto. Os concertos rompem as fronteiras entre o erudito e o popular, apresentando composições inéditas, arranjos e releituras de obras clássicas. Em contato com composições de nomes como Villa-Lobos, Beethoven, Bach e outros ícones da música clássica, pessoas de diferentes gerações são convidadas a desvendar uma outra face da viola caipira.

No repertório, Renato Gagliardi apresenta sete composições próprias, concebidas em sua incursão na sonoridade da viola caipira, que começou em 1988, quando iniciou sua carreira como músico profissional como contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Goiás. Entre os anos de 1997 e 1998, em turnê pela Itália e Suíça, pode divulgar um pouco de sua pesquisa ao público internacional.

Formado pela Universidade Federal de Goiás, Renato Gagliardi atualmente também ocupa a função de contrabaixista na Orquestra Sinfônica de Barretos. Um de seus grandes trabalhos em torno da viola caipira foi na abertura do rodeio de Barretos, em 2006, tocando o Hino Nacional com viola e acompanhado da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos.

Nos concertos do projeto “Suíte Cabocla”, Renato Gagliardi é acompanhado pelo quarteto de cordas formados por Cesar Monteiro (primeiro violino), Victor da Silva Cabral (segundo violino), Miguel Stamato (viola), Israel Angeli (violoncelo) e Danilo Paziani (contrabaixo acústico), além do percussionista Ferrugem, conhecido pelo seu trabalho como ator em propagandas e programas humorísticos nos anos 1970 e 80.

Os concertos do Suíte Cabocla têm ainda duas participações especiais: o oboísta Jailson Peixoto e o músico Prashanto Hollanda, que se dedica ao estudo da kalimba. A participação de Prashanto será apenas no concerto de Rio Preto.

A primeira cidade a receber o concerto gratuito do “Suíte Cabocla” é Fernandópolis. A apresentação será no dia 15 de setembro, às 20h30, no Teatro Municipal de Fernandópolis.

No dia 22 de setembro, o concerto será em Votuporanga, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. Em Santa Fé do Sul, a apresentação será no dia 27 de setembro, no Complexo Turístico “Roberto Valle Rolemberg”. São José do Rio Preto receberá a apresentação do “Suíte Cabocla” no dia 12 de outubro, no teatro do Sesc Rio Preto.

O projeto “Suíte Cabocla” conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac). Tem patrocínio da Itamarati, Bellman Nutrição Animal, Supermercados Proença, Elmaz e Danda Motos.

1 comentário

  • Goiás(maior exportador de lixo cultural do país),também tem sua orquestra sinfônica,nem tudo está perdido.E nossa região (polo irradiador do mesmo lixo) também tem seus dias de refinamento e bom gosto.O fim do mundo foi adiado,mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *