TOQUINHO E YAMANDU COSTA – “TUA IMAGEM”

Francisco Soares de Araújo foi um dos nossos maiores violonista. Nascido em 1926, em uma família de músicos (o avô tocava clarinete e o pai era violonista) Chico Soares, por dois bons motivos, ganhou o apelido de Canhoto da Paraíba. Ele era canhoto e nasceu na Paraíba, embora tenha vivido boa parte da vida – meio século – em Pernambuco.

Canhoto, ele teve que aprender a tocar o violão invertido, mas sem inverter as cordas, como mostra a foto ao lado, uma vez que tinha de compartilhar o instrumento com os irmãos, que eram todos destros. Além disso, exatamente por ser canhoto, teve que aprender a tocar sozinho, desenvolvendo uma técnica especial.

Compositor de choros, valsas, xotes e outros ritmos, ele deixou obras belíssimas, mas gravou poucos discos. Um deles, produzido por Paulinho da Viola, recebeu o sugestivo nome de “O Violão Brasileiro Tocado pelo Avesso”, uma menção ao seu jeito diferente de tocar o instrumento.

Diz uma lenda urbana que ao ver Canhoto tocar pela primeira vez, o pianista e maestro Radamés Gnattali ficou tão impressionado que teria soltado um palavrão e jogado seu copo de cerveja para o teto. Jacob do Bandolim, o dono da casa, nunca deixou que a mancha no teto fosse apagada, para que o momento não fosse esquecido.

Canhoto da Paraíba foi obrigado a encerrar sua carreira em 1998, aos 72 anos, após sofrer um AVC que deixou seu braço esquerdo paralisado. Faleceu dez anos depois, em 2008, aos 82 anos. Antes, em 2004, recebeu uma homenagem do presidente Lula, em Brasília. Antes ainda, em 1984, recebeu o título de “Cidadão Pernambucano”

No vídeo abaixo, dois virtuoses do violão – Toquinho e Yamandu Costa – tocam “Tua Imagem”, uma das grandes composições de Canhoto da Paraíba. “Tua Imagem” faz parte de um CD lançado na sexta-feira, 21, com as músicas de um show que reuniu, no ano passado, os dois violonistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *