ZABELÊ E CARLINHOS BROWN – “PRETA PRETINHA”

Lançada em 1972, no antológico disco “Acabou Chorare”, a música Preta Pretinha – escrita pelo Luiz Galvão e musicada pelo Moraes Moreira – foi, para muitos, o maior sucesso dos Novos Baianos.

Cheia de frases aparentemente desconexas, como algumas canções do Djavan ou do Jorge Benjor, “Preta Pretinha” parece um amontoado de palavras jogadas ao vento, sem muito sentido e com uma melodia bem simples. Mas não é bem assim.

“Preta Pretinha”, por incrível que possa parecer, foi inspirada em um amor mal sucedido, vivido pelo compositor Luiz Galvão e uma jovem niteroiense. Em um livro, Galvão conta que a jovem prometeu que, se ele fosse a Niterói conhecer o pai da amada, ela iria morar com o compositor no apartamento coletivo dos Novos Baianos.

É aí que entra a barca citada na música. “Pegamos a barca, conheci o pai dela, mas, na volta, ela se arrependeu e voltou para o seu namorado. À noite escrevi a letra sob o impacto desse insucesso amoroso”, conta Galvão no livro.

Segundo o compositor, o subconsciente lhe trouxe, ainda, lembranças de outras namoradas. “Só, somente só”, por exemplo, é uma menção a Socorrinho, uma antiga namorada, ainda dos tempos de quando Galvão morava em Juazeiro.

“Preta Pretinha” já foi regravada algumas vezes por Moraes Moreira e por outros artistas. Foi também, tema para a propaganda de uma rede de lojas de perfume, o que proporcionou a Galvão a compra de um sítio com o dinheiro dos direitos autorais recebidos.  

No vídeo abaixo, uma releitura recente do velho sucesso dos Novos Baianos, com a Zabelê – uma das filhas de nome esquisito da Baby Consuelo e do Pepeu Gomes – e o baiano nem tão novo assim, Carlinhos Brown.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *