ZECA PAGODINHO E MARISA MONTE – “PRECISO ME ENCONTRAR”

Daqui a pouco estarei lá na Regional FM, onde, todos os domingos, apresento o Brasil & Cia, com as melhores da MPB. Deixo com vocês um vídeo onde o Zeca Pagodinho e a Marisa Monte cantam “Preciso Me Encontrar”, uma das músicas preferidas do meu amigo Benezinho, lá de Urânia, um dos grandes craques que já vestiram a camisa do nosso CAJ.

Zeca e Marisa estão acompanhados por dois instrumentistas fantásticos: Yamandu Costa (violão) e Hamilton de Hollanda (bandolim).

Muita gente acha que “Preciso Me Encontrar” é uma composição do Cartola, mas, na verdade, é de autoria de Antônio Candeia Filho, o Candeia, outro grande sambista. Ele morreu em 1978, com apenas 43 anos. O pai dele era músico e, por isso, Candeia cresceu em meio aos bambas.

Em 1961, com 26 anos, ele entrou para a polícia e, como tinha pavio curto, acabou arrumando muita confusão. Numa dessas, Candeia esbofeteou uma prostituta que, diz-se, rogou-lhe uma praga.

No dia seguinte, após atirar nos pneus de um caminhão, ele levou cinco tiros e um deles atingiu-lhe a medula óssea, paralisando para sempre suas pernas. Paralítico, ele aposentou-se aos 30 anos de idade e viveu seus últimos treze anos numa cadeira de rodas, compondo.

“Preciso Me Encontrar” foi gravado pela primeira vez pelo Cartola, em 1976, daí a confusão sobre a autoria. Em 1989, Marisa Monte regravou o samba em seu primeiro CD. E agora, Zeca Pagodinho o incluiu no show em que comemorou 30 anos de carreira. Vejam o vídeo aqui.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *