37 MULHERES SÃO CANDIDATAS A VEREADOR EM JALES. CANDIDATA MAIS JOVEM TEM 19 ANOS

A disputa eleitoral em Jales terá a participação de 38 mulheres. Uma delas – a professora Marynilda de Lourdes Cavenaghi Nacca – é candidata a vice-prefeita, na chapa do tucano Luís Henrique dos Santos Moreira.

As demais 37 candidatas femininas irão disputar uma vaga de vereadora na Câmara de Jales. A mais nova delas é essa moça aí do lado, que nasceu em janeiro de 2001 e tem, portanto, 19 anos. Ela se chama Nathalia Farina dos Santos, é solteira, possui o ensino médio completo e trabalha como operadora de telemarketing. Nathalia é candidata pelo partido Republicanos, com o número 10100.

Entre as candidatas mulheres, Pérola Maria Fonseca Cardoso é a mais experiente em eleições. Ela já disputou dois pleitos eleitorais e foi exitosa em ambos, sendo eleita vereadora pelo PT, em 2008 e 2012. Nestas eleições, ela é candidata pelo principal adversário do PT, o PSDB.

Das 37 candidatas ao Legislativo, pelo menos 24 se declararam casadas ao registrar a candidatura. Outras 10 se declararam solteiras, enquanto as 03 restantes são divorciadas. A mais experiente entre elas, do ponto vista da idade, tem pouco mais de 66 anos.

Entre os homens, o mais jovem é o petista Mário Henrique Lopes de Moura (ao lado), que conta apenas 21 anos. Mário Moura é filho de uma das mais antigas filiadas do PT, a servidora estadual Grace Keller Lopes de Moura. O segundo mais jovem – Rodolfo Ferreira Penteado, 26 anos – também é do PT.

Afora os petistas Mário e Rodolfo, apenas mais um dos 109 candidatos a vereador de Jales – incluindo homens e mulheres – tem menos de 30 anos. Felipe Henrique dos Santos Bernardo, 28 anos, é o nome dele, que é candidato pelo Republicanos.

O candidato mais idoso é o conhecidíssimo João Batista, o “Professor JB” (ao lado), que já chegou aos 74 anos e disputará esta eleição, mais uma vez, pelo MDB. Depois dele, o mais “experiente” é o Benedito de Souza Andrade, conhecido como “Dito Bracinho”, 72 anos, cuja foto estará nas urnas como candidato do DEM.

Por falar em DEM, o partido do prefeito Flá Prandi é o que tem mais candidatos com pouca instrução. Dos 15 candidatos do DEM, pelo menos 08 possuem apenas o ensino fundamental. O MDB é o partido com maior percentual de candidatos instruídos: dos 12 candidatos emedebistas, 08 possuem o ensino superior completo.

Dos 109 candidatos, 18 (16,5%) possuem o ensino fundamental, 54 (49,5%) tem o ensino médio  e os outros 37 (34%) possuem o ensino superior completo.

Em tempo: Em princípio, Jales teria 110 pessoas disputando uma cadeira de vereador, mas o candidato Paulo Henrique Castanheira, do Republicanos, desistiu da disputa, segundo informações do presidente do partido, Alessandro Pereira. Até onde se sabe, foi a primeira deserção destas eleições, mas não está descartado que tenhamos outras.

28 comentários

  • Eu queria ver se fosse um salário mínimo se ia ter tanto candidatos, vcs sabiam que antigamente vereador não tinha salário, trabalhavam por amor a cidade, hoje querem todos os direitos trabalhistas sem trabalhar, haja tetas pra As tantos bezerros desmamados !!!? Vereador não apita mais nada , olhe lá os prefeitos, que manda são os partidos e eles investem onde tem mais votos. Região que cresce, Jales já era.

    • Heitor Galego

      Forasteiro nunca mais em Jales…

      Eu que sempre fui manda brasa de carteirinha, infelizmente não da, vou de Luis Especiato, é duro, mas vou.

      • Eleições Municipais meu voto consciente

        Gente, vamos eleger alguém de Jales, que conhece nossas dificuldades e o potencial desta cidade, não adianta colocar forasteiro ou teremos um futuro incerto. Apesar do PT, vamos eleger o Especiato.

  • celia

    A Candidata Meire Fassa do Partido Verde, esta sendo destaque entre as mulheres, seu video viralizou nas redes sociais, gostei da inicitaiva, e espero conhecer ela pessoalmente para apoiar

  • Contando com o ovo no c.. da galinha

    Dizem que já a candidatos a próxima eleição fazendo planos. convidando pessoas e escolhendo sala pra trabalhar antes de serem eleitos, será possível isto? Contar com o ovo no c… da galinha não é perigoso (até porque não é chapa unica e é um desrespeito com as outras chapas concorrentes)? Esta próxima eleição esta tão imprevisível que qualquer fato novo pode mudar seus rumos, cuidado para não acabar só com os planos, arrogância demais faz mal .

    • Cabide de emprego , se depender do meu voto vai TD catar reciclável, uma crise dessa e esse povo querendo ganhar sem trabalhar às custas de quem enfrente qualquer coisa pra ganhar o pão de cada dia,

    • godoy

      Dizem que aquele Parente dos castanheira já tem ate sala na prefeitura

      • Só se for a sala da casa dele, esse povo devia ter vergonha, uma pobreza dessa na cidade, comerciante matando cachorro a grito, prefeitura saqueando o povo com imposto caríssimo e esse povo ainda querendo viver as custa da pobreza , quem já tem emprego e quer aumentar a renda vai vender saúde cap, quem não tem vai catar papelão, prefeitura é um órgão de administração pública, tem que administrar o dinheiro do contribuinte, não jogar no ralo, que foi o que aconteceu com a atual administração, espero que o Especiato faça uma boa faxina nessa casa da mãe Joana. Sai fora turma de aliados do PSDB.

        • Sou Especiato apesar do PT

          Espero que o Profº Especiato tenha força politica para vencer todo o aparato ($) do PSDB, pois os dois candidatos políticos do lado deles são fraquíssimos e darão a Jales, mais 4 anos perdidos, o mais capaz dos 3 é o Profº Especiato na minha opinião.

  • Sérgio

    Se for do PSL, todo cuidado é pouco. Pode ser LARANJA.
    Mas, como toda regra tem suas exceções, PARABÉNS ÀS MULHERES JALESENSES. Torço para que preencham pelo menos um terço das vagas para terem um bom peso nas votações.

  • Grobu

    Um Conselho… não votar em candidatos do psdb do João Doria kkkkk

    • NÃO ao PSDB

      Concordo plenamente com você Grobu, nós devemos NÃO votar em nenhum candidato do PSDB seja qual for o cargo, pois o governador esta acabando com nosso Estado.

  • CULPA DO PRESIDENTE.

    GRANDES INCÊNDIOS NA NOSSA REGIÃO, SABEM DE QUEM É A CULPA ?.
    JÁ QUE O PRESIDENTE ESTA MANDANDO ATEAR FOGO NA AMAZÔNIA, NO PANTANAL, NOS CERRADOS, COLOQUEM MAIS ESSAS TRAGÉDIAS NA CONTA DO BOLSONARO.
    VÃO TRABALHAR SEUS PTRALHAS.

    • SO JUMENTO VOTOU EM BOZONARO

      UAI. . . esqueceu-se de tomar seu remedinho hoje?

    • Rapizodia

      Você está, digamos, tumultuando o debate da questão ‘queimadas’. O fato é que o Presidente nega o que é evidente e, com suas palavras em seus discursos co-participa com aqueles que efetivamente desmatam colocando fogo, pois entendem ter respaldo da autoridade maior do país para isso e em algum momento serão socorridos se uma ação se agravar. Temos um ministro do meio ambiente que deixa claro praticar auto destruição da própria pasta com ações contra a essência do seu ministério a qual é pago prá proteger, sem levar em conta que em um país sério já não estaria lá, mas tem o Presidente a lhe acariciar e acobertar os maus feitos.

  • Tem candidato aí que só escreve o Ó se sentar pelado na areia !!

  • são queiroz, deposita 89 000 pra nós.

    eu vou de especiato. elite nao gosta de pobre, a não ser pra abastecer o carro, cortar grama, dar comida pro cavalo , fazer comida, etc.

  • Gadu

    Cardosinho boa noite… fiquei sabendo agora que um Sr. Do Arapuã, aposentado com 2 salário mínimo, era laranja de um pecuarista de Jales, que esse pecuarista também ninguém sabe como ficou milionário de um dia pro outro, pai de presidente de partido em Jales, está com problema com a União em relação a impostos de mais de 45 milhões de reais, que até um carro velho dele já levaram.

    • SEU CAGÃO.

      SABES O TU ÉS ?, UM CAGÃO, SEU RATO DE ESGOTO, DÊ OS NOMES AOS BOIS SEU MERDA, AI CARDOSO, NÃO ME TOQUES NÃO ME RELES, O QUE O CARDOSO VAI RESOLVER ?
      NOVAMENTE, ÉS UM CAGÃO……

  • Beto

    Já que a flexibilização foi aprovada, amanhã eu vou promover uma grande festa regada a carne, cerveja e muitas mais muitas bexigas! Está todo mundo convidado! O endereço todo mundo sabe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *