A CULPA É DOS NORDESTINOS?

nordestinosNas redes sociais – principalmente aqui no estado de São Paulo, onde muita gente se julga rica e bem informada – pululam mensagens preconceituosas contra os nordestinos, que votaram maciçamente na candidata Dilma Rousseff.

Para os inconformados que gritam seus preconceitos no facebook ou no twitter, a preferência dos nordestinos pelo PT está diretamente ligada ao Bolsa Família. Em parte deve ser mesmo, mas é bom lembrar que o PIB, a renda per capta e a geração de empregos cresceram bastante no Nordeste, durante os governos Lula e Dilma.

O próprio FHC, em entrevista recente, reconheceu que o PT fez mais pelos nordestinos do que os governos tucanos. Portanto, a votação de Dilma, naquela região, não pode ser vista apenas como resultado do Bolsa Família e da suposta falta de informação dos nordestinos.

Se os aecistas mais enraivecidos parassem um pouco para pensar, veriam que a derrota de Aécio poderia ser atribuída, com muito mais razão, ao desempenho dele em Minas Gerais – onde foi governador e diz ter sido aprovado por 92% dos mineiros – e no Rio de Janeiro, onde ele mora e curte a vida.

Se tivesse tido, nesses dois estados, a mesma performance que teve em São Paulo, Aécio teria sido eleito com folga. Aliás, se tivesse alcançado somente em Minas Gerais o mesmo percentual que conseguiu em São Paulo, o tucano teria sido eleito com cerca de 400 mil votos acima de Dilma.

Portanto, muito mais do que ao Nordeste, deve-se a Minas Gerais a derrota de Aécio. E o povo mineiro – reconhecidamente sábio – deve ter tido lá seus motivos para preferir Dilma.

35 comentários

  • Brasileiro

    E o resto, tá bom lá no nordeste? Água, saneamento básico, educação? Deva estar né.

  • jales buraco sp

    Nao voto em PT..e nunca votaria em Dilma..essa geracao que sao protegidos por uma tela de computador,tipo de comentario idiota pregando odio as pessoas,cada um defento o seu lado se p/eles estao bom assim fazer o que,vamos tentar tirar a Nice na proxima..ai quero ver toda essa revolta…e so mais uma coisa Macetao continua invicto!!!!

  • pacaba

    Não foram os eleitores do norte e do nordeste que reelegeram a Dilma. Os números comprovam que o ódio de alguns pelos nortistas e nordestinos é sem razão e por falta de conhecimento.
    Nas regiões sul e sudeste, Dilma obteve 26.627.802 votos.
    Dilma foi vitoriosa com 54.501.118 votos.
    Votação expressiva no sul e no sudeste. Não fosse São Paulo, com mais de 15 milhões de votos para Aécio, a vantagem seria muito maior. E olha que mais da metade ainda votou em Dilma, no Estado de São Paulo.

  • MAPA DA MINA

    Cardosinho,em 2010 o mapa de votação da Dilma contra o Serra,foi exatamente igual as eleições deste ano,só com uma diferença,estava pintado de vermelho o Rio Grande do Sul,que a Dilma ganhou em 2010,por isso, enquanto houver eleições contra o PT, o Nordeste e o Norte serão maioria.Ou a oposição escolhe o candidato a presidente do Norte e o candidato a vice do nordeste, ou vão perder as eleições sempre,70% são PT no Nordeste, 2º maior colégio eleitoral do Brasil.
    Não tenho preconceitos contra nossos irmãos do Norte,Nordeste, simplesmente acredito que já estão doutrinados pela “cartilha” petista, parabéns ao PT que conseguiu doutriná-los, acredito até que o PT deverá ficar no poder por pelo menos, mais 50 anos,depois,como sempre,surgirão novos movimentos que doutrinarão nosso povo e destituirão do poder a velha guarda petista, e já se iniciou esse movimento,com Marina, Luciana Genro,outros de direita radical deverão vir também,e vamos lá, isso tudo chama-se DEMOCRACIA.

  • Lula e' um genio

    A vida dos nordestinos, desinformados e pobres melhorou com o governo/PT, atraves de bolsas, por isso, eles votaram maciçamente na Dilma.
    Mas a vida melhorou mais para os politicos que mamaram nas tetas do governo e que receberam “ajuda” do mensalao e da Petrobras para o apoio do governo, sem o conhecimento da Dilma e Lula, claro.
    Melhorou tambem a vida dos grandes empresarios, atraves de financiamento do BNDES, e eles sempre contribuiram com as campanhas do PT
    O Lula sempre esteve certo pois quem elege e’ o pobre e nós da classe media pagamos os impostos.
    Daqui a 4 anos, Lula volta

  • PLAY-BOY-DO-LEBLON

    QUEM REALMENTE ELEGEU A DILMA NÃO FOI SÓ O NORDESTE E SIM O BRASIL, SE COMPARARMOS A VOTAÇÃO DA DILMA NA REGIÃO SUDESTE(SP,RJ,MG E ES)ELA ATINGE 20,9 MILHÕES DE VOTOS, AO PASSO QUE NA REGIÃO NORDESTE ELA ATINGIU 20,1 MILHÕES DE VOTOS.

  • Brasileiro Desiludido

    É fácil falar que o nordeste teve um crescimento acima da média nacional quando eles são sustentados pelos impostos pagos pelos estados do sul, suldeste e centro-oeste, olhem o gráfico:

    http://robertolbarricelli1.files.wordpress.com/2013/11/recebedoresxpagadores.jpg

    É lógico que a intolerância não é remédio, mas de que adianta dizer que o voto é a arma do povo quando ele deixa de ser representativo?

  • camarada

    Realmente Lula é um Genio alias o Filho também, parabens para Ali Baba

  • camarada

    Palmas para o Lulla que criou essa “guerra” de brasileiros contra brasileiros. Esse canalha é que tem que ser atacado.

  • anonimo

    PRÁ DESESPERO DOS COXINHAS, O LULA VEM AÍ EM 2018. MAIS UMA VITÓRIA GARANTIDA.

  • anonimo

    engracado neh la no nordeste ta tão bom tão cheio de emprego dinheiro gracas ao pt mas pq sera q a maioria migram para o estado de sao paulo ou sudeste em geral

  • Munir

    Cardozinho ,concordo com você.Quem derrotou Aecio foi seu próprio estado .Mas concordo também que a bolsa família influenciou muito a vitoria da Dilma.

  • J. Carlos

    Esses nordestinos são UNS IDIOTAS COMPLETOS, NÃO SÓ PORQUE VOTARAM NA DILMA, MAS NA ÉPOCA DA DITADURA ELES TBEM VOTAVAM A FAVOR DO REGIME, são burros, desinformados, uns analfa. O eleitor com melhor escolaridade votou pela mudança, contra a corrupção, mas os mais informados é minoria, a ignorância é maioria, e assim caminha a humanidade

  • cacildis

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….realmente” os mais informados é minoria”. Ele realmente deve ter votado na época da ditadura…kkkkkkk…

  • Anônimo

    Parabéns Dilma.. Esse Aécio é tão ruim que perdeu a eleição em MG… Viva a Dilma!

  • Jalesense

    J.Carlos vc e um coxinha de carteirinha nem sabe que esta falando

  • EU E ELE

    Aos Imbecis,Intolerantes,Idiotas e Racista: Kjeld Jakolsen historiador e filosófo americano se não me engano,pois não sou infalivel disse, após as eleições no Brasil:
    Areeleição de Dilama não significou apenas a derrota dos Conservadores em geral, também a derrota daqueles que no Exterior apostavam no retornop das politicas de Estado minímo,Privatização e Flexibilização dos Direitos Trabalhistas.

    Por isso o Sul e Sudeste elegeram Dilma com 25.8 Milhões de votos e Norte e Nordetes com 24.3 milhões de votos.
    Agora racistas pensem um pouco e vejam quem elegeu Dilma Presidenta? Será que deu para entender.

  • anonimo

    Na época da ditadura é verdade, o Norte e Nordeste votavam na ditadura, para deputados estaduais e federais,
    tanto é que o PDS na época se dizia o maior partido do planeta, ou é mentira? Acho que o J. Carlos não falou de nenhuma basteira.

  • Cobra Cega

    Só os idiotas, os desinformados, os burros, os cegos fanáticos e os coxinhas imbecis é que não enxergam o que está na cara. Quem derrotou Aécio Neves, foram os eleitores mineiros de Minas Gerais. Porque os mineiros não votaram no Aécio é o que todos os brasileiros querem saber.

    • camarada

      Claro que eles não votariam nele efe fez um choque de Gestão no estado e colocou um monte de vagabundo para fora da maquina e acertou o estado. ai meu amigo tudo fica ruim para o Governador, mais criou muitas creches, Hospitais, Escolas enfim melhorou o Estado em troca recebe isto.Como se fala , cada povo tem o governante que merece.

  • O Esclarecedor

    Com ódio não se chega ao pódio.

  • Retirante

    A história se inverte. Com a agua secando nas torneiras de São Paulo os paulistanos vão ter que migrar pro nordeste.

  • O Esclarecedor

    Parafraseando o grande Luis Gonzaga, ao invés de “inté mesmo a asa branca. Bateu asas do sertão” o povo de São Paulo vai cantar lamentando …”Inté mesmo o tucanão, Bateu asas do sãopaulão.”

  • O Esclarecedor

    As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá… A Asa Branca é a ave símbolo nordeste assolado pela seca. Tucano é a ave simbolo da falta d`água nas torneiras em São Paulo.

  • Ze das Couves

    Se a falta d´agua em São Paulo continuar assim, o paulistano vai acabar comendo calango!

  • neca

    Se o Aécio prestasse ele seria vitorioso em Minas Gerais, Estado de Governou por 08 anos, ACORDAM.

  • Adoro ditado popular:Santo de casa não faz milagre,mesmo.

  • Alessandro Martins Prado

    A OAB e o Ministério Público estão coletando casos de preconceito contra nordestinos, pobres e eleitores vitoriosos, que explodiram na internet após a derrota do candidato da extrema direita Aécio Neves. A atitude preconceituosa é passível de cadeia, após processo com esse objetivo.

    Veja o que fala o presidente da OAB: “O Brasil é uma nação plural, tolerante e respeitosa. Essas manifestações preconceituosas contra nordestinos advêm de uma minoria e merece ser repudiada pela sociedade brasileira”, disse o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

    É impossível para o Ministério Público abrir processo contra todos esses criminosos virtuais. Mas alguns servirão de exemplo. Por isso, sempre que você ver um caso criminoso como este, denuncie no Ministério Público.

    Basta ir no link e preencher os formulários:
    http://goo.gl/4fY5xZ

  • Neca Pedregulho

    A aqueles que são contra o Bolsa Familia, melhor seria ir ao Noirdeste, não nas suas belas praias, onde provavelmente vão, e sim no interior do nordeste, naqueles rincoes que ficam meses e meses sem uma gota d agua, (deve ser duro, pois aqui em São Paulo ainda não acabaou de vez a agua e já é uma choradeira só), e ver que o nordestino sofre, em volta de suas casas o que nasce é só cacto (palma), não adianta ele querer cultivar a terra, não da nada, não nasce nada, antigamente eles migravam aos montes para o sudeste, hoje isto já não ocorre com a mesma intensidade, pois com o Bolsa Familia eles tem o que comer.Chamar o povo nordestino de burro, é coisa de azul inconformado. E é assim mesmo quem tem mais deve acolher o que tem menos, isto é biblico, coisa que muitos destes que comentam asneiras na internet não praticam, ou melhor, gostavam quando vinha aos monte os nordestinos para escraviza-los, coloca-los nos piores serviços e explorar a mao de obra em beneficio de auferir cada vez mais lucro.

  • TIMELO REGO

    novidade, maior vitoria em miami, so tops , spo vips.

  • Anonimo

    A vitoria de Dilma esta alavancada em vários pilares, o principal é que as pessoas melhoraram de vida, deve-se ao aumento do emprego e consequente aumento da Renda, as famílias estão estudando seus filhos, estão comprando seu carro, as pessoas estão comprando eletrodoméstico, viajando até de avião, portanto não adianta a explicação é essa…, bolsa família é para quem estava ou esta abaixo da linha pobreza, ou seja estavam passando fome, Norte e Nordeste é mais acentuado, mas esse quadro é no Brasil inteiro é só olhar do seu lado, agora não sei porque as pessoas incomodam com essa situação de melhora. É preciso um projeto mais avançado, mas por enquanto esse ainda é o melhor, o povo é sábio, doa a quem doer. A questão da CORRUPÇÃO muito bem, com esse sistema politico não tem como se livrar desse câncer. É preciso mudar e pra isso só com participação popular, porque para os políticos esta bom de mais, Acho que agora vamos avançar. E se conseguir avançar quem promover vai ser eleito novamente. O povo esta cada vez mais Consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *