AS INVERDADES DE PARINI

Ouvi apenas um trecho da entrevista do prefeito Humberto Parini ao microfone amigo do Antena Ligada. Eu digo microfone amigo porque, normalmente, o prefeito só tem que responder perguntinhas fáceis e, ainda por cima, as respostas não são contestadas. O Antena Ligada esclareceria melhor seus ouvintes, se não tomasse as respostas do prefeito como verdade absoluta. Como fez, por exemplo, o doutor Wanderley Garcia ao entrevistar, ontem, um dos advogados do prefeito. O doutor foi educado, mas contestou algumas das colocações do advogado, como deve ser o papel da imprensa.

Na entrevista de hoje, o prefeito Parini, como é de praxe, criticou o Ministério Público. Ele deixou subentendido a velha cantilena da perseguição e reiterou que o MP estaria extrapolando de suas funções. O discurso da perseguição, que em outros tempos já foi utilizado, por exemplo, pelo impoluto Paulo Maluf, segue a linha adotada pelo PT, que, ultimamente, vem denunciando uma suposta seletividade do Ministério Público ( vide blog do Especiato, aqui). No caso de Parini, é bom esclarecer que não foi o MP quem o orientou a utilizar-se de “notas frias”. Tampouco foi o MP quem orientou, por exemplo, o Carroça a abrir uma empresa. 

Em outro trecho, o prefeito argumentou que o Superior Tribunal de Justiça teria, em 2008,  determinado a devolução do processo a Jales, para que ele fosse ouvido, e que isso não foi feito.  Conversa fiada! O STJ, no julgamento de um recurso especial,   devolveu os autos ao TJ-SP para que este se manifestasse sobre alguns pontos. Eis o trecho final da decisão:     

Tais as razões expendidas, com arrimo no artigo 557, § 1º-A, do Código de Processo Civil, DOU PROVIMENTO ao presente recurso especial, determinando o retorno dos autos ao Tribunal de origem para que se manifeste sobre incompetência do julgador singular e sobre a alegada preclusão, matérias articuladas nos embargos de declaração.

Publique-se.

Brasília (DF), 12 de agosto de 2008.

MINISTRO FRANCISCO FALCÃO – Relator

Os autos foram, então, devolvidos ao Tribunal de Justiça-SP, para que este se manifestasse sobre a competência do juízo de Jales. Eis o que escreveu o relator do processo, Machado de Andrade:

O Juízo de Direito da Vara da Comarca de Jales é mesmo o competente para julgar ação de improbidade administrativa promovida contra Prefeito e Vice Prefeito. É que, a ação de improbidade administrativa tem natureza civil e, como tal, não se cogita da existência de foro privilegiado por prerrogativa de função.

Da mesma forma, Machado de Andrade, em relatório de 15 páginas, também não admitiu a tese da preclusão, alegada pelos advogados do prefeito. Eis o trecho final da decisão:

Portanto, não há falar superação de fase processual pelo órgão julgador, que por sinal, fez valer o princípio do contraditório e da ampla defesa, nestes autos. Ante o exposto, acolho os embargos de declaração, para sanar a omissão suscitada, mantido o v. acórdão por seus próprios e jurídicos fundamentos.

Duas coisas precisam ficar claras: primeiro, que o prefeito Parini e alguns de seus assessores dizem inverdades sobre o processo, em entrevistas, e não são contestados. Segundo, que o Tribunal de Justiça-SP não tem dado moleza para Parini. Aliás, é bom esclarecer que, afora o processo Facip 97, o prefeito Parini já foi inocentado pela Justiça de Jales em dois ou três processos e, posteriormente, condenado pelo Tribunal de Justiça. No caso da liminar, no entanto, não dá prá arriscar um palpite. Ela tanto poderá ser cassada, quanto poderá ser confirmada pelo relator. O resto é achômetro.

26 comentários

  • Clowndosinho

    De onde o Parini tira dinheiro para pagar tantos advogados em tantas ações complicadas contra sua pessoa e de sua esposa?

  • que país é esse...

    Olha cardosinho, acho louvavel seu empenho e mostrar aos leigos e populares, versões q nao vem sendo discutidas pela população, questionamentos que nem cogitam a mesa de jantar de muitas familias, até msm muitos do que visitam este bem informado blog, apenas o fazem para dar manifestações de assina doutora, mas será q realmente a sociedade está fazendo a parte dela, será que se existisse um clamor popular este caso já nao estaria resolvido????
    Temos q repensar nossa conduta de questionamento e fazer a população enxergar que nao vivemos mais uma epoca de coronelismos e nem ditaduras… vamos fazer um movimento nao só pelo “assina doutora”, mas tb pelo acorda povo, analisamos nao só a prefeitura, mas todo orgão público que merece dar satisfação ao seu povo, afinal, “nós somos os patrões dos funcionários públicos, nós pagamos os salários deles, eles devem satisfações a nós”, e tenho dito…

    • PT? tô fora!!!!!!

      Concordo plenamente com vc, chegou a hora de mostrar nosso descontentamento, só reclamar é muito fácil, temos que agir como cidadãos!

  • Vai ver que o cunhado londrino tá mandando uns euros lá da Inglaterra. E, ao invés de se aplicar os euros na aquisição de apartamentos, o prefeito tá investindo nos advogados. É uma possibilidade.

  • Roberto Injustus

    Não se iludam, caros amigos. O povo brasileiro e o jalesense, em particular, é totalmente omisso e conformado com a situação. No caso de Jales, enquanto tiver facip, arraial e outras porcarias, tá tudo bem. Notem que até a oposição (acho que ela não existe) está calada. Portanto, melhor rezarmos prá que Deus ilumine o relator que vai analisar a liminar. Do contrário, só vamos nos livrar desse povo do PT em dezembro do ano que vem. O que já é uma boa perspectiva. Afinal, um ano e meio passa rápido. E quando eles estiverem fora do poder, aí veremos se o prefeito e seus assessores terão dinheiro prá contratar bons advogados.

  • Rastreando IP

    Caro Cardosinho, muito tem se falado sobre rastrear os IPs dos que aqui postam suas msgs, mas acredito que isto seja facilmente mascarado, como teste gostaria que você informasse qual o meu IP, em que cidade estou, ou ao mesmo o País, acho que não será possível.

    • Amigo, não tenho a menor idéia de como pode ser feito esse rastreamento. O que sei é que uma autoridade aqui de Jales mandou um documento à empresa que hospeda o blog, pedindo para que todos os IPs fossem armazenados. É só isso o que eu sei. Não tenho idéia dos motivos que levaram essa autoridade a tomar essa providência, mas, provavelmente, ele o fez a pedido de alguém.

  • Pica Pau

    CARO AMIGO CARDOSINHO, PUBLIQUE EM SEU BLOG QUE NESTA VIAGEM QUE O NOSSO PREFEITO FEZ ELE CONSEGUIU VERBA PARA FAZER UM GRANDE RECAPEAMENTO ASFALTICO EM NOSSA CIDADE.
    O RECAPEAMENTO SERÁ COMEÇADO PELA JACB E QUEM QUIZER ENCONTRAR O PREFEITO QUE TODOS ESTAVAM PROCURANDO, ELE JÁ SE ENCONTRA EM JALES.

    DEIXE O HOMEM TRABALHAR…

  • Pagu

    Pica Pau
    Se ele conseguiu verba para recapiamento ótimo para a cidade, mas no sentido de ser gestor do município, não fez mais do que sua obrigação.
    A indignação das pessoas é concernente à DILAPIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO que este prefeito está fazendo (o q é inadimissível).
    A verba de recapiamento é dinheiro público. Sou eu, é vc, somos nós q pagamos os tributos para que os administradores públicos aloquem tais recursos em políticas públicas que retornem ao bem-estar da população E NÃO PARA SEUS PRÓPRIOS BOLSOS.
    E mais: O QUE SE PODE ESPERAR DE UM FISCAL TRIBUTÁRIO QUE SE UTILIZA DE NOTAS FRIAS E EMPRESAS “FANTASMAS”!!!!
    É um verdadeiro absurdo.
    Confesso a todos vocês que votei neste Parini e estou TOTALMENTE ARREPENDIDA, me sinto uma tola, uma idiota por ter votado num político deste naipe.
    Não me conformo como tem gente como o senhor que defende um sujeito como este Parini. O senhor não tem vergonha, não?
    E mais: observei em posts anteriores que o senhor trata os cargos da prefeitura como se fossem seus e do prefeito, e se esquecem que os cargos da prefeitura são do povo, são públicos, vc e seu prefeitinho não são donos dele. Que vergonha! Se acham os donos da cidade, se esquecem só do básico: O POVO!!!
    O senhor é uma VERGONHA, SR. Pica pau.

  • Pica Pau

    NÃO ESTOU DISCUTINDO CARGO DE NINGUEM, POIS SE A SR. NÃO SAIBA EU NÃO TENHO NENHUM CARGO PUBLICO, NÃO SOU FUNCIONARIO E TRATO OS CARGOS PUBLICOS COMO VOCE.
    TAMBEM SOU MORADOR DE JALES E PAGO MEUS IMPOSTOS COMO TODOS, E NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR DOS SERVIÇOS QUE SÃO FEITOS, AO INVES DE VOCE FICAR AI SÓ FALANDO MAL, TOME VERGONHA NA CARA E FALE ALGUMA COISA DE BOA TAMBEM.

    É O HOMEM TRABALHANDO POR JALES!!!

  • Pagu

    Sr. Pica pau
    Falar o que de bom: que é louvável um político (fiscal de renda, inclusive) utilizar-se de notas “frias”, se ver envolvido em várias ações por motivo de improbidade administrativa?
    Cada dia é uma “nova” que se descobre.
    Pelo amor de Deus, e tem gente como o sr. q tem a coragem de defender pessoas assim…
    É um desrespeito com o erário público, isso sim.
    É coisa de gente sem vergonha. Se o senhor tivesse a oportunidade, provavelmente subtrairia do dinheiro público como o Parini.
    Meu Deus, que País é este?
    Sr. pica pau, DILAPIDAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO, FRAUDAR LICITAÇÕES EM BENEFÍCIO PRÓPRIO DEVERIA SER PUNIDO COM PENA DE MORTE.
    Mas para o senhor é coisa “à toa”.
    Lastimável.

  • Pica Pau

    BOM, O IMPORTANTE É QUE O HOMEM ESTA TRABALHANDO!!!

    • Anônimo

      Trabaslhando? Hahahahahahahaha! Só se for para liberar a rescisão do cunhado e dos assessores. OU então para apresentar mais um recurso protelatório.O cara não faz ABSOLUTAMENTE NADA!

  • herculano quintanilha

    Mandou bem hein Pagu…Você é pessoa pensante, acima da média, bem diferente destes cegos como o Sr. Pica Pau, sem nenhum senso critico. Pica pau, vai comentar futebol que você ganha mais…

  • PT? tô fora!!!!!!

    Falando em blog do Especiato, ninguém faz comentários lá… será que alguém lê o que ele escreve?

  • Pica Pau

    Lógico que não tem comentários lá, vocês não são homens de se identificar, fácil é ser anônimo, se esconder atrás de um nick name fictício, dificil é ser homem de saco roxo e ir lá e postar o que realmente pensa se identificando.

    Vocês são a cara da Oposição de Jales, se escondem atrás dos outros, se escondem que nem crianças que tem medo do escuro. Sejam corajosos mostrem suas caras!

    Como havia conversado com o Especiato, no blog dele os comentários são apenas os identificados, não entram anônimos, e ser quer as baixarias que aqui se encontra. A proposta é dialogar com qualidade e não com baixaria, que certas pessoas aqui se propõe a fazer.

    Como existe uma carta de agradecimento no blog dele depois de alguns dias que ele havia começado a postar, acho que vocês estão subestimando esta ferramenta na internet. Carta esta aqui: http://luisespeciato.blogspot.com/2011/07/carta-de-agradecimento.html

    Essa carta da pra ter uma noção básica de acessos que ele deve estar tendo naquele blog.

    Mais enfim, DEIXA O HOMEM TRABALHAR !

  • Anônimo

    ESSA CARTA ELE MANDOU PARA TODO MUNDO, INCLUSIVE PARA MIM QUE NUNCA LI NADA NO BLOG DELE. ENTÃO NÃO PODEMOS LEVAR ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO À SÉRIO. DEIXA DE SER RIDÍCULO, PICA PAU. SUAS FALAS SÃO EVASIVAS E SEM RELEVÂNCIA. SUA ÚNICA FUNÇÃO NESTE BLOG É TUMULTUAR O DEBATE E ISSO DEVE SER IDÉIA DO SHIMOMURA OU DA PRIMEIRA DAMA (EM BREVE EX)

  • Pica Pau

    MEU CARO NÃO SE FAZ DEBATE SEM OPOSIÇÃO!!!

  • Anônimo

    PICA PAU, DEBATE COM OPOSIÇÃO É UMA COISA, O QUE VC VEM FAZENDO NESTE ESPAÇO DE DEBATE É UM CIRCO. aH SIM, TALVEZ FAÇA SENTIDO: “A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO” TALVEZ DE SATISFAÇA. (DESCULPE, MAS ACHO QUE VC NEM SABE O QUE É ISSO, VOU MANEIRAR)

  • Pica Pau

    Sei plenamente do que está falando, só que não estamos distribuindo pão para calar as pessoas, exemplos disso são vocês mesmos que aqui estão.

    Mais acho que você não sabe o que é debate, só de estar aqui você esta debatendo e fazendo uma oposição, oposição não é só aquela que tem camisa, partido e sim aquela que se opõem.

    Mais um anônimo do saco amarelo, sem coragem de se identificar, depois eu é que sou o errado.

  • PT? tô fora!!!!!!

    Mas se vc acha que a simples identificação da pessoa que comenta aqui está relacionada com coragem, bravura, vc Pica Pau que deveria deixar o pseudônimo e usar seu nome…isso sim seria muita coragem: defender um prefeito acusado por malfeitos tão evidentes e agora essa conversinha do blog do Especiato…

  • Pica pau

    Meu caro isso não é um Nick fictício e sim um apelido, se perguntar aqui ao próprio Cardosinho ele vai te responder!

    Agora sim eu tenho coragem e sou homem e vocês ?

    • PT? tô fora!!!!!!

      Pica Pau, eu acho que seu apelido combina muito com vc, porque vc é cara de pau! Ficar defendendo gente que está prejudicando a maioria das pessoas, uma cidade inteira e achar que isto é ato de coragem? Eu acho que o que vc faz é cuidar de benefício próprio, alguma coisa vc está levando com isso, ou então meu filho além de muito mal alfabetizado vc é muito burro!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *