A TERCEIRIZAÇÃO VAI AFETAR A VIDA DE MUITA GENTE. INCLUSIVE DE QUEM ACHA QUE NÃO TEM NADA COM ISSO

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

 A Anamatra – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – vem divulgando alguns vídeos com depoimentos contrários à terceirização. Para a Associação, o projeto de lei que propõe novas regras para a terceirização, aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, não trará segurança jurídica às empresas ou ao trabalhador.

 Segundo a entidade, a regulamentação da terceirização, do jeito que está, pode ser vista como um passo para trás. “Esse projeto poderá resultar no maior retrocesso da história da legislação trabalhista brasileira desde a origem do trabalhismo e dos direitos sociais conquistados na década de 30”, avalia o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra, Guilherme Feliciano.

Já a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) defende a terceirização. Sylvia Lorena, gerente executiva de relações do trabalho da CNI, diz que “o que se busca é regulamentar a terceirização no país, de forma a tapar buracos que existem na jurisprudência brasileira, que não trazem segurança jurídica e não protegem empresas nem trabalhadores”.

Na quinta-feira, 30, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a necessidade de uma legislação que regulamente a terceirização. Para ela, entretanto, é preciso aprovar uma lei que não precarize o trabalho. Também nesta semana, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, criticou o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados. Para ele, a proposta fragiliza as relações de trabalho.

E os prezados leitores, o que pensam? O assunto merece uma reflexão, pois não vai afetar apenas os trabalhadores. O INSS e os institutos estaduais e municipais de previdência também serão afetados, pois as contribuições diminuirão. E, a médio prazo, isso poderá trazer problemas também aos aposentados ou àqueles que estiverem pensando em se aposentar. 

9 comentários

  • Sabonetão

    Esses artistas estão fazendo campanha contra a terceirização, concordo com eles, mas não é a empresa que eles trabalham (globo) a que mais terceiriza?.
    A aprovação dessa Lei será o fim da empregabilidade direta, o fim dos concursos público, a drastica diminuição da arrecadação previdenciaria, a dificultação na execução de açoes trabalhistas, o desrepeito aos direito dos trabalhadores.
    Imaginem: Uma prefeitura necessita contratar engenheiros para o sertor de obras e planejamento, essa por sua vez abre um processo de licitação e terceiriza todos esses serviços, a empresa vencedora por sua vez contrata outras empresas do ramo para a prestação desses serviços, Adeus arrecadação previdenciarias, Adeus limites de 54% sobre a arrecadação para folha de pagamento, adeus concursos públicos. isso séra uma maneira de burlar a leis de responsabilidade fiscal, e muito mais.

    • O amigo está prenhe de razão quanto às consequências nefastas da terceirização das atividades-fim. Quanto aos artistas, achei que eles foram corajosos, pois a Globo realmente está interessadíssima na aprovação do projeto.

  • Agora quem da' bola e' o PMDB

    A tercerizaçao ja’ existe a muito tempo pois o que se queria fazer era regulamentar e por regras.
    Houve essa discussao toda porque ha’ uma briga de poder dentro do PMDB, para ver quem manda mais, entre Cunha (pro’) e Renan Calheiros (contra).
    A Dilma (nao manda mais) e o Lula disseram que sao contra juntamente com os sindicatos que vao perder dinheiro com a tercerizaçao.
    Logo o PT e’ contra mas ele nao tem maioria entao quem resolve e’ o PMDB, que pediu desquite

    • A terceirização já existe há muito tempo para as atividades-meio. A Prefeitura de Jales, por exemplo, terceirizou a contratação de vigilantes e auxiliares de serviços gerais, que ganham menos e não contribuem com o Instituto de Previdência do Município. A partir do momento em que puder terceirizar atividades-fim, poderemos ter, também, professores, escriturários, etc, contratados através de empresas. Que também ganharão menos e não contribuirão com a Previdência Municipal. Em algum tempo o Instituto de Previdência Municipal estará quebrado e a prefeitura terá que assumir o pagamento das aposentadorias.

      • Agora quem da' bola e' o PMDB

        Nao acredito que a tercerizaçao afetara’ a previdencia privada e nem a do INSS pois essa ja’ e’ uma vergonha
        A lei regulamentara’ a atividade que ja’ existe e para isso depende de vontade politica do PMDB.
        Basta o Renam Calheiros se entender com Cunha, para aprovar.
        Sera’ que a Dilma vai rejeitar?
        Vai arrumar briga com o PMDB

  • Anônimo

    Até onde pude entender, essa terceirização visa beneficiar ainda mais os poucos que tem muito, e ferrar de vez, os muitos que pouco ou nada tem. Só não consigo compreender como um projeto de lei, tão retrógrado para o povo brasileiro, já foi aprovado pela câmara dos deputados. Quem são afinal essa gente que não representa o povo que os elegeram e sim os interesses de uma minoria que tem todos os recursos? Agora eu pergunto: Cadê os panelaços contra essa lei? O trabalhador brasileiro pode ser roubado? Quem botou pilha no povo para derrubar a presidenta, não tem interesse em conduzir a massa nesse assunto? O que está impedindo os milhões de patriotas politizados de voltarem as ruas? Não estão mais preocupados com o Brasil que vão deixar para seus filhos? AH! É, meu filho não vai ser assalariado, assalariado vai ser só os filhos dos outros.

  • Mané

    Simplesmente ridiculo esse projeto….Deveria ser totalmente rejeitado….e mais acabarem com todo tipo de terceirização….

  • Lucas

    Tercerização Já!!!!
    E mais: a (in)justiça do trabalho deveria ser extinta.

  • Jalesense Tisti

    Brasil…o país dos trouxa…inclusive eu 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *