ACUSADO DE CORRUPÇÃO, PREFEITO DE CAMPINAS É CASSADO PELA CÂMARA POR 32 A 01

O amigo Renato César Pereira deve ter acordado mais cedo só prá ver o resultado. Deu no portal RAC, de Campinas:

Às 5h28 da madrugada deste sábado (20) o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) teve seu mandado cassado por meio de um decreto legislativo da Câmara de Vereadores de Campinas. Desde a abertura da sessão de julgamento, às 9h da última quinta-feira, foram 44 horas e meia até a decisão que afasta o prefeito de seus cargos. O vice-prefeito deverá assumir o cargo. Dos 33 vereadores, 32 foram favoráveis a cassação e apenas o vereador Sérgio Benassi (PCdoB) votou contrário.

Eram necessários 22 votos favoráveis para que o impeachment fosse aprovado. A sessão foi encerrada às 5h35 após a leitura da decisão dos vereadores. As várias pessoas que acompanhavam a sessão saiam do plenário gritando: ‘o povo unido, jamais será vencido’.

O pedetista, primeiro chefe do Palácio dos Jequitibás a ser retirado do cargo em um processo político, respondeu no Legislativo às acusações de omissão, por suposta prática de corrupção de membros do governo; de negligência, por aprovação de projetos irregulares, entre outros.

A notícia completa, sobre a cassação do doutor Hélio, pode ser lida aqui.

24 comentários

  • impeachment-já

    Até em campinas que é reduto do PT os vereadores foram homens e decidiram pelo bem do município e votaram pela cassação do prefeito, mas aqui em jales não temos vereadores capazes de manifestarem um imeachment para tirar o prefeito, todos estão com ele e não tem coragem de encaminharem um impeachment.

  • E não acabou por aqui… Assim que o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT) for empossado outra CPI será formada. Este também terá o mesmo destino do antecessor mas não teremos novo prefeito (Campinas) antes de dezembro.
    Ah, querem saber o slogam do deste governo municipal: “primeiro os que mais precisam!”.
    Sim eles mesmos, aqui chamados de “república de mato grosso”, uma quadrilha voraz!

  • Roberto Injustus

    Mas será, Renato, que o pessoal do PT vai ajudar a cassar o vice, como ajudou a cassar o prefeito? Tenho minhas dúvidas! Esse pessoal vai alegar que se trata de perseguição de promotores e vai livrar a cara do vice. O PT só gosta de investigar os outros.

  • Veja lá, Roberto Injustus, como votaram os vereadores e os partidos. São necessários 22 votos dos 33 vereadores:
    Ângelo Barreto (PT) – Sim

    Antônio Flores (PDT) – Sim

    Arly de Lara (PSB) – Sim

    Artur Orsi (PSDB) – Sim

    Aurélio Cláudio (PDT) – Sim

    Biléo Soares (PSDB) – Sim

    Campos Filho (DEM) – Sim

    Cidão Santos (PPS) – Sim

    Dário Saadi (DEM) – Sim

    Dr. Sebastião dos Santos (PMDB) – Sim

    Dr. Élcio Batista (PSB) – Sim

    Francisco Sellin (PDT) – Sim

    Gilberto Cardoso ‘Vermelho’ – Sim

    Jaírson Canário (PT) – Sim

    Jorge Schneider (PTB) – Sim

    Josias Lech (PT) – Sim

    Leonice da Paz (PDT) – Sim

    Luiz Cirilo (PPS) – Sim

    Miguel Arcanjo (PSC) – Sim

    O Politizador (PMN) – Sim

    Paulo Oya (PDT) – Sim

    Petterson Prado (PPS) – Sim

    Professor Alberto (DEM) – Sim

    Rafa Zimbaldi (PP) – Sim

    Sebá Torres (PSB) – Sim

    Serafim Júnior PDT) – Sim

    Sérgio Benassi (PCdoB) – Não

    Tadeu Marcos (PTB) – Sim

    Thiago Ferrari (PMDB) – Sim

    Valdir Terrazan (PSDB) – Sim

    Vicente Carvalho (PV) – Sim

    Zé Carlos (PDT) – Sim

    Zé Cunhado (PDT) – Sim

    Zé do Gelo (PV) – Sim

  • Roberto Injustus

    Pelo que pude observar, o PT tem apenas dois ou três vereadores. Então, acho que Campinas e você, Renato, terão chances de se livrar também do vice. Que, salvo engano, já andou preso.

  • Contando: 32 votos sim e um contra. Dr. Hélio é do PDT, com sete vereadores (votaram todos sim). Se o PT tem apenas dois vereadores e escrevendo num belo inglês: ki si fókio too, Demetrio Vilagra!

  • Sinto informar que não é bem assim…quem viver verá.

  • Campinas é a maior cidade do interior paulista e não será paralizada.

  • Prefeito Cassado
    por Nilson Lucilio, sábado, 20 de agosto de 2011 às 15:56

    Dia histórico na cidade de Campinas. O prefeito Hélio foi cassado pela Câmara Municipal por 32 a 1. Votação esmagadora. Até os vereadores do partido (PDT) do prefeito votaram pela cassação. Ao prefeito cassado resta agora o caminho da Justiça, que certamente seus advogados tentarão trilhar. Não creio, contudo, que o Judiciário interfira na decisão do Legislativo. Ao vice prefeito, Demétrio, a quem conheço de longa data, que integrou comigo o governo do Prefeito Toninho, e que posso atestar sua honestidade, lisura e comprometimento com as causas populares, incumbe, a partir de agora, a tarefa de resgatar o respeito à coisa pública, a transparência da administração, a moralidade pública e o combate à corrupção. Campinas merece respeito. É o que a cidade espera do Prefeito Demétrio.

  • Então tá! Há 600 Km daqui? Procure notícias no facebook e redações por aqui…
    E quem disse que a cidade está parada?

    • Desculpe Renato, respeito sua posição política, sou contra ditaduras de todos os vernizes e colorações. Mas o mundo não é como a gente quer… é como é.

      Não é a distância física que garante a qualidade da informação, se assim fosse na Favela da Roçinha todo mundo era doutor.

      Agradeço as indicações de leitura, mas tenho minhas próprias fontes, amigos em vários partidos diferantes, profissionais da imprensa e juristas de Campinas.

      Mas como ninguem aqui é a mãe Diná…quem viver verá.

  • Tome nota e aprenda:
    Já existem dois requerimentos protocolados na câmara municipal com pedido de CPI para o tal vice, envolvido nos mesmos problemas ($$$$) que doutor Hélio e esposa…
    Acontece que estes requerimentos não são válidos porque o cretino ainda não tomou posse. Assim que este quadrilheiro for empossado como prefeito de Campinas, novos requerimentos virão à baila e teremos um novo processo de limpeza por aqui.
    Isto não é fácil, pois este povo tem muito apego ao poder e amor ao dinheiro, mas como todo otário, queriam comprar todo mundo e aí não é possível.
    Da mesma forma que o Diabo dá, ele mesmo confisca e dá risada depois!
    Que venham os toros de Madri mas que venham em forma de bife!

  • Como já escrevi acima … quem viver verá.
    Demétrio é um homem respeitado. Sindicalista foi cassado pelo Regime de 64, Fundador da Central Única dos Trabalhadores – CUT e tambem tem respaldo. Fará um excelente governo, para desgosto de alguns (Cambuí, Barão Geraldo, Nova Campinas) mas para a felicidade de Campinas, e de seu povo trabalhador (Ouro Verde, Campo Grande). Que a oposição esteja se mexendo é normal…

  • À propósito…temos maioria na Cãmara.

  • Vice deve assumir cargo de prefeito e já enfrentar CP

    Demétrio Villagra (PT) deve assumir a prefeitura e já enfrentar uma Comissão Processante na próxima terça-feira (23)
    http://www.rac.com.br/noticias/caso-sanasa/94794/2011/08/20/vice-deve-assumir-cargo-de-prefeito-e-ja-enfrentar-cp.html

  • Boa noite Renato.
    Vamosenfrentar esta e outras comissões, e vencer.
    Partido é dos Trabalhadores;

  • impeachment-já

    Murilo já vi que teu negócio é só defender o PT, honestidade prá vc não é qualidade importante prá prefeito, né! Então querido melhor vc voltar pro lugar de onde veio!

  • Honestidade é importantíssimo e acreditamos na honestidade do Demétrio Villagra. Ele está, tambem, sob investigação e não se provou o contrário.

  • Publicado em 20/08/2011 por demetriovilagra

    Bom dia a todos,

    Não posso nem vou, neste momento, falar como prefeito – algo que só farei quando for empossado pela egrégia Câmara Municipal. Como vice-prefeito, porém, reitero que estou preparado para assumir o cargo de prefeito em prol da cidade que precisa voltar a caminhar a passos largos rumo ao desenvolvimento econômico e social.

    Entendo que este momento deva ser canalizado em uma ação em prol do município, para que Campinas saia fortalecida da crise e volte a crescer, de maneira legal e totalmente transparente.

    Reitero também o compromisso que tenho com os eleitores e com o plano de metas que elegeu a atual gestão em uma coligação multipartidária. Tenho um pacto com Campinas e com as metas para que a cidade cresça. Não compactuo com o erro.

    O fim da estagnação causada pela crise só será possível, no entanto, se todos agirem com racionalidade política e união. Conclamo, então, todos os partidos, vereadores, empresários, mídia e a sociedade como um todo para que este seja o momento final da crise e para que cresçamos com ela.

    Demétrio Vilagra Vice Prefeito Campinas PT

  • impeachment-já

    Verdadeiramente tem hora que não queria ser católico, esse nosso Bispo Demétrio deixa a desejar, puxa saco do Parini!!! Dê uma olhada neste video…
    http://youtu.be/TQf5LpIu7Qw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *