ALIADO HISTÓRICO DE MARINA, LUCIANO ZICA DIZ TER FEITO PAPEL DE BOBO

DSC03397-pqO ex-deputado federal Luciano Zica – entre o Parini e o Martini, na foto ao lado – é um dos políticos mas íntegros já produzidos neste país de politiqueiros corruptos. Entre outras coisas, ele foi um dos principais responsáveis pela aproximação entre Lula e Dilma, quando ela era apenas uma secretária do governo do Rio Grande do Sul.

Zica foi o primeiro parlamentar do PT a destinar uma verba federal  para Jales, ainda durante o mandato do ex-prefeito Rato. Foi, também, um dos principais apoiadores da campanha vitoriosa do ex-prefeito Parini, em 2004, mas acabou se decepcionando com ele.

Nas eleições de 2006, com Parini prefeito, Zica teve uma pífia votação em nossa cidade. Ficou tão chateado que, durante algum tempo, não atendia nem as ligações dos amigos aqui de Jales. Agora, parece que ele está tendo uma nova decepção. Vejam a notícia da Folha de São Paulo

Próximo de Marina Silva desde a época do Ministério do Meio Ambiente, o ex-deputado federal Luciano Zica é a primeira baixa entre aliados históricos da ex-senadora por causa da filiação dela ao PSB.

Zica decidiu no final de semana abandonar o projeto de criação da Rede Sustentabilidade. “Nossa proposta era a de fazer da política uma nova política. E o PSB não tem métodos menos velhos que os outros partidos”, afirmou.

Então filiado ao PT, Zica foi secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente na gestão Marina (2003-2008). Trocou o partido pelo PV junto com a ex-senadora, em 2009.

Foi um dos coordenadores da campanha presidencial de Marina em 2010 e, com a saída dela do PV, passou a articular a Rede em São Paulo.

Apesar de não ter cargo na coordenação estadual, Zica era um dos responsáveis pela articulação da Rede com prefeitos, vereadores e deputados.

Ele diz que sentiu ter feito “papel de bobo” ao tentar convencer possíveis aliados sobre a “nova política”.

“Gastei recursos, energia, tempo na perspectiva de que as discussões se dessem de maneira minimamente horizontal, mas na decisão mais importante vem uma pancada, uma decisão profundamente equivocada. Era uma coisa patética ver aquele ato de sábado. Acho que nenhum dos dois [Marina e Eduardo Campos] estava acreditando muito nisso”, afirma.

Ele diz que tentou falar com Marina “duas ou três vezes pelo telefone” depois da decisão da Justiça Eleitoral que rejeitou o registro da Rede, na quinta-feira à noite, mas diz não ter sido atendido.

Depois disso, tomou a decisão de deixar a Rede sozinho. “Fiz igualzinho à Marina: não discuti com ninguém.”

Apesar disso, diz que continua amigo da ex-senadora e que ela, sendo candidata, terá seu voto, independentemente de partido.

10 comentários

  • JAYME BELLÃO

    Tive o prazer de conhecer pessoalmente Luciano Zica e a impressão que sempre tive é de tratar-se de pessoa íntrega. Tivessemos no Brasil políticos com o seu perfil, com certeza a situação do nosso país seria bem diferente, a grande maioria deles sempre agem em causa própria.

  • Bolo de Aniversário

    E agora como fica a situação política do ZICA, será ou não candidato, filiou-se em que partido? pode me responder Blogueiro?

  • João Paulo Viana Fim

    Eu também não esperava tal atitude da Marina, que me fez refletir sobre o fato de que até mesmo as camadas mais politizadas da população estão a mercê de um sistema muito bem elaborado de Publicidade objetivando a Alienação. Acreditava numa revolução popular de cunho socialista e fui traído pela figura liberal e demagógica de Lula e agora mais uma vez Traído pela pseudo-ético-moralista Marina. Que agora eu tenha aprendido a confiar somente em meus próprios atos como pessoa humana e cidadão.

  • Tião Viana

    O Deputado Luciano Zica, é um exemplo politico da honestidade e entre muitos, um dos poucos no Brasil que tem a capacidade de liderança, por poucos votos deixou de ser prefeito da maior cidade do interior de São Paulo em Campinas e certamente se tivesse sido eleito seria sem duvida o melhor Pré-candidato a Governador do Estado de São Paulo.

  • CAMARADA MARTINI

    Cardosinho, mandei este texto para pagina da Marina
    ontem a noite.
    Cliquei e colei para pagina do Zica, olhe a mensagem
    que dirigi a ela:

    Jose Celio Martini Martini Marina, fui filiado e forte militante do PT, pertenci a partidos de esquerda até antes do surgimento de nosso ex partido Partido dos Trabalhadores. Hoje estou desfiliado e não tenho partido politico, mas admirei muito até tempo atras. Nunca precisei do PT para jus próprio do qual você necessitou. Conheci uns dos mais fieis amigo meu e seu Luciano Zica, do qual esta indignado e decepcionado. Você Marina, representa o maior retrocesso em pensamentos e ideias, conseguiu sujar seu passado ao misturar com porcos do qual tanto combatemos. Sua derrota moral também vai ser nas urnas, ao se juntarem com as maiores especie humana já vivida na politica brasileira. Seu ódio vai consumir pouco a pouco sua vivencia. Nunca trai meus ideias, diferente de você, do qual deve envergonhar o saudoso CHICO MENDES. Você sai da historia e entra no lixo da politica suja que se meteu. Meus pêsames
    há 13 horas · Curtir

  • CAMARADA MARTINI

    Imagina como o Zica esta decepcionado com toda

    essa situação.

  • somos contra os politicos

    Quando a Marina uniu com Eduardo Campos, logicamente ela pensou em somar os seus votos com os dele. Para derrotar a Dilma, na eleiçao para presidente.
    Ela esqueceu a “nova politica” idealizada pelo partido e por ela, para tentar o poder, onde todos os politicos querem.
    A nova politica e’ uma demagogia para atrair os deputados a entrarem no novo partido.
    Ja’ temos 32 partidos e a criaçao de mais um, e’ para pegar dinheiro do fundo partidario

  • Rochinha

    Apesar do Luciano Zica ter saído do PT é um companheiro que eu tenho o maior apreço e admiração. Tenho uma história pautada de apoio as lutas sociais e pela democracia.

  • Marta Cunha

    Hj tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.Gostei muito,educado ,integro,pessoa do bem e me aconselhou nunca deixe de escrever o que vc pensa.Valeu Luciano Zica.

  • Luciano prado Zica

    Eu sou homem cujo nome começa e termina em Luciano zica e não o Sr. Eustáquio Luciano zica que voçês se referem. Eu jamaias iria me filiar a algo tão hipócrita como os partidos políticos principalmente os que já governaram esse país. Minha luta e ideal é para que o sistema político brasileiro seja quebrado ao meio, pois ele é a mostra de toda corrupção que existe desde que a américa latina foi colonizada, é o mesmo sistema sim, nada muda não sou um idiota que levanta bandeira de direitos sociais e nega liberdade ao povo, combate a pobreza e recebe altos benefícios, combate a desigualdade e diz-se a favor da liberdade mas mantém as pessoas no estado de alienação e servidão voluntária. Peço aos senhores que ao citar esse nome lembre-se de mim, um revolucionário um libertário e não um hipócrita que trabalha com conceitos de esquerda e direita para manipular eleitores. Direita e esquerda pra mim não existe o que existe é estado opressor.
    Não conheço esse senhor pessoalmente nada sei sobre e nada posso afirmar sobre ele, o que sei é que meu pai o conhecia e que somos parentes distantes. Obrigado Luciano Prado Zica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *