AO VIVO, COMENTARISTA DA GLOBO DEFENDE LEGADO DE LULA NA SAÚDE

Deu na revista Fórum:

Escondido da agenda positiva da Globo em seu noticiário, o ex-presidente Lula foi destaque na emissora por meio de uma contundente fala do jornalista Jorge Felix, comentarista do programa matinal Bem Estar.

Na edição do programa de 27 de janeiro, Felix foi perguntado pelo apresentador o motivo pelo qual o Brasil não fabrica o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), essencial para a produção de vacinas contra a Covid-19. A falta de produção em larga escala do produto tem feito o país depender cada vez mais de empresas estrangeiras, o que tem atrasado a imunização.

Em sua resposta, o jornalista surpreendeu e fez questão de resgatar o legado do governo Lula na área da saúde, destacando a independência na produção de medicamentos adquirida sob a gestão do petista.

“Isso ocorre por que? Acho importante que as pessoas saibam. Isso tem a ver com o custo do remédio delas. Deve doer muito no bolso, né? Por que o remédio é caro? O Brasil passou nos últimos anos a ter uma desvalorização imensa da indústria da saúde. Então, quero dizer bem claramente o que aconteceu: no governo Lula, em 2008, foi criado um grupo dentro do Ministério da Saúde para estimular a indústria de saúde. Esse grupo teve um resultado muito bom em 2009 e 2010 quando conseguimos ter a independência de vários ingredientes e vários remédios”, declarou.

Na sequência, Felix expôs que essa iniciativa do governo Lula foi encerrada nos governo Temer e Bolsonaro.

“Depois, em 2017, o governo Temer, simplesmente, em uma canetada só, extinguiu esse grupo. O que demonstra o descaso com a indústria da saúde. E essa é a culpa pelo remédio ser tão caro. Em 2019 o presidente Jair Bolsonaro fez o restante do serviço demitindo os cientistas que trabalhavam nesse grupo, que foi importantíssimo inclusive não só nos ingredientes farmacêuticos, mas também nos respiradores”, completou.

5 comentários

  • Paciente

    O Samu que atendeu e continua atendendo milhares de pessoas em Jales foi uma importante iniciativa na Saúde do Governo Lula.
    Quem ja precisou e usou o Samu sabe o que eu estou dizendo.
    Parabens pro Lula.

  • Sérgio

    Vão ser demitidos. Com certeza. A Globo é PSDB. O AÉCIO é que o diga. Além do Alkmin, do Serra, do Covas, do Dória, etc., e tal.

    • Globo e o bebe chorão

      Sérgio
      A Globo é a favor de quem paga gordas verbas publicitárias. Lula fala que a globo é contra ele como Bolsonaro.
      É sempre assim! Quando ela mete o pau neles
      Eles choram

  • Sérgio

    Esqueci do principal, o FHC.

  • Tudo vem da China e India

    O atraso na chegada do IFA, que causa a demora no início da produção da vacina contra a Covid-19 na Fiocruz, é reflexo de um problema estrutural da indústria brasileira.
    95% dos insumos usados para produção de remédios no Brasil vêm do exterior.
    A maior parte vem da Índia (37%), que trava a liberação de doses da vacina de Oxford compradas pela Fiocruz, e da China (35%), que produz a matéria-prima das duas vacinas aprovadas. Veio a pandemia e a questão se impôs.
    Temos um problema estrutural, porque produzimos muito pouco dos insumos que a indústria farmacêutica usa no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *