AS ‘REGALIAS’ DO EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU NA CADEIA

zedirceu

Eu fui expulso do PT e não tenho nenhum motivo para achar que os petistas são santos. Nem os petistas, nem os tucanos, nem os peemedebistas, nem ninguém. Na política não existe santo. Existem políticos menos desonestos.

Mas o que parte da imprensa – a mesma que incensa o Joaquim Barbosa – tenta passar ao povo brasileiro, com o objetivo claro de tirar o PT do poder, é algo vergonhoso. Dia desses, alguns jornalões deram manchete para as “regalias” do ex-ministro José Dirceu na cadeia.

Vejam, agora, a versão do deputado Jean Willys, do PSOL, partido que faz oposição ao governo petista. A notícia está em alguns jornais e blogues, como o Socialista Morena:

Os cinco deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que vistoriaram hoje as condições em que se encontra preso o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não encontraram nada que pudesse ser considerado regalia em relação aos outros detentos da Penitenciária da Papuda, em Brasília. Dirceu está numa cela comum, possui inclusive menos objetos que outros presos –apenas uma televisão pequena e livros– e faz os mesmos trabalhos que os demais presos, como lavar o pátio do presídio.

No entanto, na saída da penitenciária, diante das câmeras de TV, a deputada tucana Mara Gabrilli afirmou o contrário: que a cela de Dirceu é maior que as dos demais e que ele dispõe de várias regalias. O mesmo fez o deputado do PPS, Arnaldo Jordy. Os repórteres, à espera dos parlamentares na saída da Papuda, nem sequer deram a devida atenção aos demais deputados, Jean Wyllys (PSOL), Luiza Erundina (PSB) e Nilmário Miranda (PT), como se só quisessem ouvir o que lhes interessava ouvir.

“Na minha opinião, infelizmente a Mara e o Jordy resolveram partidarizar a questão. A Mara foi enfática ao dizer aos jornalistas que a cela de Dirceu é ‘ampla e iluminada’, sendo que nem pôde entrar no local, porque a cadeira de rodas dela não permitia a passagem”, disse Wyllys. “Respeito muito a Mara, mas ela não visitou a cela. Acho estranho afirmar categoricamente uma coisa sem ter entrado. Ficou na porta.” Segundo Wyllys, a cela de Dirceu está cheia de infiltrações e é compartilhada com outros presos, que não estavam presentes porque, ao contrário dele, receberam o benefício de sair para trabalhar.

“Não tem privilégio algum, aquilo lá é um horror. O próprio Ministério Público apontou isso, é um absurdo dizer o contrário. Eu não tenho relação alguma com Zé Dirceu, meu partido faz oposição ao PT e posso afirmar o que vi com meus próprios olhos: não existem regalias.”

Os deputados puderam checar a veracidade da história divulgada pela imprensa de que José Dirceu teria comido feijoada, o que seria uma “regalia”. Na verdade, Dirceu comprou uma lata de feijoada na cantina do presídio, o que é possível a qualquer detento. Durante as visitas, os presos podem receber dos familiares até 125 reais em dinheiro para gastar dentro da Papuda.

Absolutamente todos podem fazer isso, de acordo com a direção da penitenciária, que também explicou aos deputados que as diferenças entre as celas são estabelecidas de acordo com a periculosidade do detento. Por exemplo: se a direção considerar que determinado preso pode queimar um colega, não recebe autorização para possuir um forno em sua cela. “É este o critério”, disse Wyllys. Dirceu está magro, porém com postura “digna”, nas palavras do parlamentar.

17 comentários

  • Bolo de Aniversário

    É vergonhoso tudo isso neste país!Acorda brasil!

  • Antonio Rodrigues Belon

    Lamentável o primeiro parágrafo do blogueiro. Falar em menos “desonestos”. Falar por si o blogueiro pode. Generalizar assim, falar pelos outros, não. Isto já entra no campo da maledicência: moralmente e intelectualmente inaceitável.
    A política é uma questão de classe social; não de indivíduos.

    • anônimo

      Perdão Professor… Cardosinho está absolutamente correto na colocação… Após eleito a classe social fica pra trás, vide o vice presidente da Câmara Federal… todos defendem o próprio interesse e de seu pequeno grupo… outro dia ouvi de um pretenso candidato a prefeito de nossa cidade que o que lhe move a isso é o amor ($$$) por nossa cidade… vida real é assim Professor.

  • Balanga beiço

    Sem contar que Zé deveria estar no regime semi-aberto, ou seja, trabalha durante o dia fora da prisão e retorna a noite. È uma questão de Direitos Humanos. E o Joaquinzão fica procurando pelo em ovo para decidir.

  • Sei não...

    O Balanga Beiço, o seu amigo ZÉ ladrão, deveria estar numa prisão perpétua ou como ele adora Cuba, ir pro paredão, pois pelo que tenho lido ele é um dos principais mandante da morte do Celso Daniel.

  • Lésbica

    Televisão não é previlégio ? Lugar de bandido é na cadeia e incomunicável.Barbosão para presidente do Brasil.Fora Dilma,fora Aécio.

  • somos contra os politicos

    Concordo com o primeiro paragrafo do Cardozinho porem no segundo, acho que a imprensa esta’ cumprindo o papel dela, doa a quem doer.
    Como o PT esta’ no poder, ele reclama porem esta mesma imprensa ajudou esse partido a subir.
    Eles esqueceram disso.

  • A política não é coisa de santos. Acreditar na existência de maniqueísmos como o do partido honesto contra o partido corrupto é querer acreditar em Papai Noel.Mas a história está aí para nos contar:- quando esse jogo do poder despótico não dá certo, a civilização sofre grandes avanços. Um desses momentos divisores, citado por Castro Alves, de que a política precisa de políticos de verdade e que a mesa do pobre precisa de pão, de que os oprimidos precisam de ar, de luz, de razão…é a essência da própria razão.Na falta de disciplina partidária, parlamentares votam contra a própria legenda. E cabe ao eleitor a utópica tarefa de controlar os representantes. Precisamos acabar com a personalização do sistema político brasileiro, fortalecendo a fidelidade e a disciplina partidárias e reduzindo o número de partidos. Senão…??
    PS. Pouco antes de sua morte, Hobbes escreveu que o grande intuito dos poderosos era enfatizar em quem as pessoas deveriam acreditar.

    • maos de tezoura

      Poletto
      Sabe o que Montesquieu falou para a esposa antes de dormir ??

      Não sabe ?

      Disse assim ” boa noite meu bem ” …

  • Tatuzão

    O “Sei Não”, tem razão. Ele não sabe nada mesmo! É um desinformado que virou idiota por dar crédito a midia safada que aterrorisa o Brasil com inverdades e manipulação.

  • O Esclarecedor

    Nada caracteriza mais fortemente a injustiça que a pretensa justiça exercida com ódio

  • caio

    Cardosinho, nao estrague seu blog com fotos de quadrilheiros, presos por roubo e peculato.Mostre ai as fotos das refinarias da petrobras em Pasadena, Japao e Equador.Investimentos honestos feitos pelos governos do sr lula e dilma.Nao esqueca tbem de mostrar a evolucao brasileira na educacao,na saude, seguranca e industria.Cardosinho,nao culpe a imprensa,o povo brasileiro cansou dessa mentira chamada pt. um abraco.

  • Ana

    Caio, gostei do seu recado. O PT e quadrilha! Vamos tirá-lo de lá! Corre…

  • Sei não...

    Já disse uma vez e repito TODOS OS PARTIDOS TEM GENTE DESONESTA, mas igual no PT não existe “NO PT NÃO TEM NINGUEM QUE PRESTA, pois os que prestavam e eram honestos CAIRAM FORA”. Se alguém achar que tem um que presta, cita o nome dele.

  • Balanga beiço

    O “sei não”, abaixa a bola. O que vc tem que falar do Senador Suplicy? Vc pediu um nome, aí está.

  • Sei não...

    Balanga Beiço, o Suplicy é um idiota ridículo, que não saiu do PT porque é trouxa, o próprio PT, tratou de enterrar o SUPLICY, e olha, eu acho que nem a legenda vão dar pra ele ser candidato novamente. Também ele não esta muito normal, deve estar fumando cigarrinho do capeta e tomando chá de cogumelo, pois o homem anda com a cabeça nas nuvens…..rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *