ATÉ O CRISTO DE LULA É INVESTIGADO PELA LAVA JATO

cristo de lula

A operação Lava Jato, que já investigou a geladeira do tríplex do Guarujá e os pedalinhos e a canoa do sítio de Atibaia, agora está – segundo órgãos de imprensa – investigando outro “roubo” praticado por Lula, que teria surrupiado uma imagem de Jesus Cristo, supostamente pertencente ao estado brasileiro.

Ontem, um dos hidrófobos da Veja, o blogueiro Reinaldo Azevedo, notório antipetista, escreveu um post cujo título – “Passaram a mão no nosso Cristo! Estava num cofre de Lula” – já diz quase tudo. Ou quase nada.

itamar francoA versão sobre o “roubo” do Cristo corre na internet – o paraíso dos mentirosos – há muito tempo. Internautas desavisados e ou levianos garantiam que o Cristo levado por Lula estava no Palácio havia décadas e, como “prova”, publicaram uma foto do ex-presidente Itamar Franco (1992-1994) no gabinete presidencial, tendo ao fundo o Cristo.

Voltemos, porém, ao bem informado Tio Rei, para ler um trecho do que ele escreveu ontem em seu prestigiado blog:

Ai, ai… Parece piada, mas não é. Parece bufonaria de quinta categoria, mas é tudo verdade. A coisa é, sob muitos aspectos, inédita. O modelo petista de gestão do estado surpreende pelo tamanho do descalabro, mas também pelos detalhes que exibe, ora patéticos, ora sórdidos, ora gratuitamente abusivos.

Reportagem da revista Época informa que a força-tarefa chegou a um cofre do Banco do Brasil, em São Paulo, que abriga 23 caixas lacradas, com data de 19 de março de 2012. Ali está parte do acervo que Lula levou consigo da Presidência. Muita coisa é presente de chefes de estado em suas viagens mundo afora.

Ocorre que havia um pouco mais do que isso. Eis que, entre os pertences, sob a guarda de Marisa Letícia e Lulinha, também estava um crucifixo entalhado em madeira, datado do século XVI, que pertence ao estado brasileiro. O valor é inestimável.

Aqueles que só leem as notícias do PIG ou só ouvem as bobagens do Alexandre Garcia e do professor Marco Antônio Villa, irão morrer achando que isso é verdade. Mas não é. A história do Cristo de Lula está contada, em todos os detalhes, por uma matéria da revista Época, de fevereiro de 2011. O problema é que, pelo visto, nem o pessoal da revista Época lê a Época. Eis um trecho da matéria:

O crucifixo pertencia a Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias, que ganhara a peça de um amigo médico. No fim de 2002, o bispo viu-se obrigado a vender o Cristo. “Coloquei-o à venda para atender a necessidades pessoais e familiares com problemas financeiros decorrentes de enfermidades”, diz Dom Mauro. Naquele momento, o bispo participava de discussões sobre o programa Fome Zero no Instituto da Cidadania, criado por Lula antes de ser eleito para a Presidência em 2002.

Entre uma discussão e outra acerca da pobreza nacional, Dom Mauro encontrou comprador para seu Cristo. Era um amigo de Lula, José Alberto de Camargo, diretor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa da família Moreira Salles. Em janeiro de 2003, com Lula recém-empossado, Camargo, por meio da Fundação Djalma Guimarães, braço cultural da CBMM, pagou R$ 60 mil a Dom Mauro pelo crucifixo. “Não sabia o que fazer com a obra e aceitei a sugestão de Frei Betto de dá-la ao Lula”, diz Camargo.

“Quando chegou aqui, o crucifixo parecia três pedaços de carvão”, diz Cláudio  Soares, da documentação histórica do Planalto. O objeto foi enviado, em seguida, ao Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, da Universidade Federal de Minas Gerais, que, durante mais de três meses, trabalhou na limpeza e recuperação da peça. Enquanto isso, no Planalto, deliberava-se sobre qual seria o destino do Cristo.

cristo de lula 2“O Frei Betto pressionou para colocar na sala de Lula, embora a Clara (Ant, assessora do presidente) fizesse questão de lembrar que o Estado é laico”, diz Camargo. Lula, católico, optou por instalar a imagem em seu gabinete. Depois de instalado o crucifixo, Frei Betto comandou uma cerimônia religiosa de cerca de dez minutos para dar bênção ao gabinete. E puxou um pai-nosso para pedir a Deus que olhasse pelo governo petista.

Pregado na parede de Lula, o Cristo foi testemunha de uma reunião, em maio de 2006, entre o ex-presidente Itamar Franco e o então presidente da República em exercício, senador Renan Calheiros. O assunto era a disputa presidencial que aconteceria naquele ano. Itamar disse a Renan que não aceitaria a vice na chapa de Lula. Queria ser o candidato ao Planalto pelo PMDB. Durante a conversa, Itamar sentou-se na poltrona preferida de Lula, onde foi fotografado. Quase cinco anos depois, essa imagem alimentou a boataria na internet de que Lula teria roubado o Cristo.

No governo, o crucifixo acompanhou Lula onde quer que ele se instalasse, inclusive no gabinete provisório no Centro Cultural Banco do Brasil. Em janeiro de 2011, foi trazido a São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira. O destino definitivo da peça não foi divulgado. Mas é certo que ele não será devolvido ao Planalto.

Quem quiser ler a matéria por inteiro, com fotos que comprovam o que está dito na reportagem, é só clicar aqui.

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *