BOLSONARO AUMENTA COLEÇÃO DE MENTIRAS SOBRE VACINAS E MÁSCARAS

Deu no portal da Rede Brasil Atual – RBA:

O presidente Jair Bolsonaro deve ser indiciado por nove crimes durante a pandemia de covid-19 no Brasil. Entre eles, charlatanismo, incentivo ao crime, prevaricação, entre outros ligados ao seu crônico negacionismo  ante a maior crise de saúde da história do país. Além deles também deverá responder pelos escândalos de corrupção envolvendo o núcleo do governo e a compra de vacinas.

Mas, mesmo diante destes fatos, em vez de mudar de conduta, em sua live de quinta-feira(21) o presidente, novamente, disparou um conjunto “ampliado” de mentiras e falsidades sobre a covid. Fake news irresponsáveis contra vacinas e o uso de máscaras que colocam toda a população em risco.

Bolsonaro disse, por exemplo, que 70% dos mortos com covid no Reino Unido estavam vacinados. A declaração passa longe da verdade, de acordo com dados do National Health Service (NHS). Segundo o NHS, menos de 1% dos óbitos por covid nos seis primeiros meses deste ano estavam totalmente vacinados.

Ao contrário do que disse Bolsonaro, hospitais brasileiros de referência, como o Emílio Ribas, de São Paulo, informam que, por aqui, os não vacinados representam mais de 99% dos mortos. Portanto, opostamente aos absurdos bolsonaristas, as vacinas provam a cada dia sua eficiência e importância na proteção das populações do mundo contra a infecção.

Além de atacar as vacinas com argumentos vergonhosos para um chefe de Estado, Bolsonaro também despejou desinformação sobre o uso de máscaras. O presidente afirmou que no surto da chamada Gripe Espanhola de 1918 a maioria das vítimas não morreram pelo vírus, mas sim pelo uso de máscaras.

“O doutor [Anthony] Fauci afirmou, em um artigo de 2008, que a maioria das vítimas da gripe espanhola não morreu de gripe espanhola. Sabe do que eles morreram, na verdade? De pneumonia bacteriana causada pelo uso de máscaras”, disse Bolsonaro, citando o conselheiro do governo dos Estados Unidos para assuntos de epidemia.

Em artigo em 2008 sobre a Gripe Espanhola, Fauci aponta, na realidade, que muitos infectados pelo vírus influenza desenvolveram pneumonia bacteriana em razão da queda da imunidade provocada pela doença.

Em nenhuma linha o estudo aponta que máscaras tenham tido papel negativo durante aquele surto. Ao contrário, é unanimidade na comunidade científica a eficiência delas para evitar o contágio por vírus que se espalham pelo ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *